Pela ordem durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Jaques Wagner (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Jaques Wagner
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA. Pela ordem.) – Presidente, é só para reforçar as palavras do Senador Weverton. Eu entendi que há um acordo já...

(Soa a campainha.)

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA) – ... com o Senador Rogerio Marinho, quer dizer, acordo no sentido de concordar com o eventual veto – temos que esperar a aprovação –, de tal forma que se mantenha no Conselho da Previdência a questão dos juros do consignado, portanto, seria vetado o art. 8º. Mas eu não posso...

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA) – É o art.7º.

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA) – Sétimo não, oitavo.

    O SR. ROGERIO MARINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RN) – É o sétimo?

    O SR. WEVERTON (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PDT - MA) – Sétimo, acréscimo ao artigo...

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA) – É o artigo que fala sobre os juros, mas eu não posso deixar de registrar a minha preocupação. Falei hoje cedo na CCJ com o Senador Marinho, porque, reparem, nós estamos no meio da CPMI do INSS, que vai separar o joio do trigo, quem montou falsas associações para roubar – como tem sido revelado – daqueles que são entidades históricas que recolhem suas contribuições com desconto na folha do INSS.

    Eu falei até com um Senador, hoje pela manhã: eu acho que quem é bandido, quem montou falsas associações para roubar...

(Soa a campainha.)

    O SR. JAQUES WAGNER (Bloco Parlamentar Pelo Brasil/PT - BA) – ... os aposentados, na minha opinião, é óbvio que não tem que ter o direito; mas existem entidades que são históricas e que fazem o desconto sem ser com a bagunça daqueles que comentaram.

    Eu sei que isso já foi votado na Câmara – foi votado por voto simbólico –, eu sei que eu me arrisco aqui – nem falo em nome do Governo, porque, na verdade, lá foi encaminhado –, mas eu só quero chamar a atenção, como sindicalista que fui, e dizer que não podemos condenar a todos pelo erro de alguns.

    A matéria vai ser votada, mas eu faço questão de fazer este registro: há entidades verdadeiras e há entidades de fachada, que foram criadas para roubar aposentados.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2025 - Página 45