Pela ordem durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2911, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar materiais de natureza militar do Comando do Exército para a República do Paraguai."

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Militares da União, Relações Internacionais:
  • Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2911, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar materiais de natureza militar do Comando do Exército para a República do Paraguai."
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2025 - Página 76
Assuntos
Administração Pública > Agentes Públicos > Militares da União
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Matérias referenciadas
Indexação
  • PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, MINISTERIO DA DEFESA, COMANDO, EXERCITO, DOAÇÃO, MATERIAL MILITAR, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Pela ordem.) – Eu queria saber quem foi o Relator dessa matéria. Foi o Senador...?

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – O Senador Sergio Fernando Moro; e Relator ad hoc, o Senador Esperidião Amin.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – Espere aí. O Exército está tão bem que está doando as coisas? Porque se estiver doando, vamos doar para os estados brasileiros, para as polícias militares, polícias civis...

    E temos que saber quais são esses equipamentos que estão sendo doados.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Eu vou inscrever V. Exa. no período da discussão.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – Pois é, porque o senhor já tinha colocado em votação...

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Só o requerimento de urgência.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – Ah, o requerimento de urgência.

    Mas eu acho que isso não é tão urgente assim, porque nós temos que saber primeiro... Eu não tenho essas informações, eu queria saber do Relator que equipamentos, que material é esse que está sendo doado pelo Exército Brasileiro, e para o Paraguai ainda.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Como Relator.) – Sr. Presidente, depois que o Senador Omar Aziz ocupou essa poltrona, ele resolveu perguntar coisas que antes não eram motivo da sua curiosidade.

    Eu explico.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Fora do microfone.) – Não, não, V. Exa. não é o Relator, não.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Eu fui o Relator ad hoc.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Fora do microfone.) – Ah, foi Relator ad hoc? Está bem.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – É minha obrigação. O senhor quer o... Pode ser o meu?

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Fora do microfone.) – Quais são os materiais?

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – São seis viaturas blindadas, obuseiros 105mm A, ou seja, é um equipamento de força armada terrestre – não é de polícia militar, a não ser que o senhor usasse isso...

    Olha, nem o Senador Cid usava isso!

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – Eu daria para o Governador do Rio de Janeiro! Eu daria para o Governo do Rio de Janeiro esses blindados, para entrar onde ele tem que entrar.

    Não, eu posso discordar, Presidente. Só um minutinho.

    Eu doaria para o Rio de Janeiro. Simples. Se são blindados, em vez de dar para o Paraguai, dá para o Governo do Rio.

    Eu não sou carioca, não, eu sou amazonense. Se quiser dar para a polícia lá do meu estado, pode dar.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Estávamos indo todos em clima natalino na sessão.

    Eu vou votar o requerimento.

    As Senadoras e os Senadores que o aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)

    Está aprovado o requerimento de urgência.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Fora do microfone.) – Dá para Santa Catarina!

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Passamos à discussão da matéria.

    Concedo a palavra ao Senador Esperidião Amin para fazer a sua manifestação, para ver se conquista o Senador Omar Aziz.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Para discutir.) – Eu acho que muitos Senadores irão votar contra, como eu vou votar contra. Não é só o Senador Omar, não.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Senador Amin.

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – Até porque se a gente for ver, Presidente, o mérito, até o pagamento... Só para vocês terem uma ideia, quem vai pagar o deslocamento dessas viaturas para o Paraguai é o Brasil, tá, pessoal? Ele vai pagar. Nós estamos doando e pagando para levar. Agora, eles não fazem isso com os estados, com municípios. Espera aí, nós estamos doando um negócio que a gente compra com o dinheiro brasileiro, com recurso do povo brasileiro... Então faz leilão. Agora, doar e a gente ainda pagar o transporte? Não sou só eu que vou votar contra, não, Presidente Davi.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2025 - Página 76