Como Relator durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2911, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar materiais de natureza militar do Comando do Exército para a República do Paraguai."

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Como Relator
Resumo por assunto
Militares da União, Relações Internacionais:
  • Como Relator sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2911, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar materiais de natureza militar do Comando do Exército para a República do Paraguai."
Publicação
Publicação no DSF de 11/12/2025 - Página 78
Assuntos
Administração Pública > Agentes Públicos > Militares da União
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
Matérias referenciadas
Indexação
  • RELATOR, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, MINISTERIO DA DEFESA, COMANDO, EXERCITO, DOAÇÃO, MATERIAL MILITAR, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Como Relator.) – Eu quero apenas reiterar (Fora do microfone.) que fui o Relator ad hoc de um voto elaborado pelo Senador Sergio Moro. Eu concordo no mérito e na urgência. Acho que as Forças Armadas do Brasil têm que manter, com as do Paraguai e com as do Uruguai, que é o outro processo, a melhor relação de parceria internacional. Eu não desautorizarei governo algum que faça com um país vizinho e amigo tal acordo.

    Por sinal, antes de o Senador Moro falar, o outro projeto de lei – o nº 220, se a memória não me falha – é com o Uruguai e versa sobre dois helicópteros com a Força Aérea uruguaia. E eu também votarei a favor, mas vou permitir que o Senador Sergio Moro, cujo relatório eu assumi, e assumo conscientemente, use da palavra como é do seu direito e dever.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/12/2025 - Página 78