Pronunciamento de Sergio Moro em 10/12/2025
Discussão durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2911, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar materiais de natureza militar do Comando do Exército para a República do Paraguai."
- Autor
- Sergio Moro (UNIÃO - União Brasil/PR)
- Nome completo: Sergio Fernando Moro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Militares da União,
Relações Internacionais:
- Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2911, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar materiais de natureza militar do Comando do Exército para a República do Paraguai."
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/12/2025 - Página 78
- Assuntos
- Administração Pública > Agentes Públicos > Militares da União
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, MINISTERIO DA DEFESA, COMANDO, EXERCITO, DOAÇÃO, MATERIAL MILITAR, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI.
O SR. SERGIO MORO (Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - PR. Para discutir.) – Presidente, o Brasil tem um papel de liderança na América Latina, especialmente no Mercosul, e esse é um projeto que não foi exatamente da minha autoria, tem origem no Governo, tem origem numa iniciativa das Forças Armadas, que estão transferindo equipamento considerado obsoleto das Forças Armadas brasileiras para o Paraguai, para que o Paraguai possa utilizar, inclusive em operações conjuntas com o Brasil.
Então, assim, quando o Brasil comete erros diplomáticos em relação, por exemplo, à Venezuela, Senador Vanderlan, eu critico. Essa é a liderança errada, acaba favorecendo um ditador, um tirano sanguinário como é o Nicolás Maduro. Aliás, hoje foi recebido pela filha da María Corina Machado, lá em Oslo, o Prêmio Nobel da Paz.
Agora, quando o Brasil toma uma iniciativa positiva de exercer o seu papel de liderança num caráter benéfico, fazendo um gesto de doação de equipamento ao Paraguai, um país com o qual nós temos relações irmãs, não cabe essa crítica. A avaliação de conveniência e oportunidade foi feita já pelo Exército Brasileiro. Não faz nenhum sentido nós rejeitarmos esse projeto por entender que o Brasil não pode fazer essa doação, que é do nosso interesse igualmente.