Pronunciamento de Cid Gomes em 10/12/2025
Discussão durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2911, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar materiais de natureza militar do Comando do Exército para a República do Paraguai."
- Autor
- Cid Gomes (PSB - Partido Socialista Brasileiro/CE)
- Nome completo: Cid Ferreira Gomes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Militares da União,
Relações Internacionais:
- Discussão sobre o Projeto de Lei (PL) n° 2911, de 2022, que "Autoriza o Poder Executivo federal, por meio do Ministério da Defesa, a doar materiais de natureza militar do Comando do Exército para a República do Paraguai."
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/12/2025 - Página 78
- Assuntos
- Administração Pública > Agentes Públicos > Militares da União
- Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Relações Internacionais
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, AUTORIZAÇÃO, EXECUTIVO, MINISTERIO DA DEFESA, COMANDO, EXERCITO, DOAÇÃO, MATERIAL MILITAR, PAIS ESTRANGEIRO, PARAGUAI.
O SR. CID GOMES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - CE. Para discutir.) – Sr. Presidente, eu desconheço qualquer doação do Exército americano ou das Forças Armadas americanas ao Brasil; ao contrário – ao contrário –, o que a gente tem, por parte da nação líder e mais poderosa do mundo, é hostilidade em relação ao nosso país.
Se o Exército Brasileiro estivesse em extraordinária condição, estivesse muito bem, com o seu orçamento de investimento pujante, eu, sinceramente, sou daqueles que acham que a gente deve repartir um pouco, compartilhar um pouco e reconheço o papel importante que o Brasil deve ter junto à comunidade sul-americana e à comunidade internacional, à África e a países mais pobres do que o Brasil. Mas o Exército Brasileiro todo dia chora, todo dia reclama e todo dia diz de dificuldades que está enfrentando. E, numa situação como essa, fazer doações a outros países?! Perdoe-me, Sr. Presidente, mas eu não acho que isso tenha o mínimo de razoabilidade; isso até atenta contra o argumento... E eu muitas vezes, aqui, procurei ajudar com mais recursos para o Exército e para os outros ministérios, mas isso se contrapõe a qualquer ordem lógica.
Então, eu comunico a V. Exa. que votarei contra essa matéria e acho que esta Casa deveria se insurgir contra essa possibilidade. Quer dizer, gol de quem? Gol de quem? Quem é que vai ser beneficiado com uma história como essa?
Perdoe-me.