Pronunciamento de Damares Alves em 10/12/2025
Discurso durante a 190ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Reconhecimento da mobilização das instituições que defendem as pessoas com diabetes tipo 1. Afirmação de que o texto aprovado (PL nº 5868, de 2025) não é o ideal, mas o possível no momento. Refutação de acusações de omissão parlamentar e anúncio da retirada de destaque pelo Republicanos como gesto de compromisso com a construção coletiva e a continuidade do debate legislativo.
- Autor
- Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
- Nome completo: Damares Regina Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Pessoas com Deficiência:
- Reconhecimento da mobilização das instituições que defendem as pessoas com diabetes tipo 1. Afirmação de que o texto aprovado (PL nº 5868, de 2025) não é o ideal, mas o possível no momento. Refutação de acusações de omissão parlamentar e anúncio da retirada de destaque pelo Republicanos como gesto de compromisso com a construção coletiva e a continuidade do debate legislativo.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/12/2025 - Página 85
- Assunto
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCURSO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, GARANTIA, DIREITOS, PESSOA FISICA, DOENÇA, DIABETES, EQUIPARAÇÃO, PESSOA COM DEFICIENCIA, PARTICIPAÇÃO, SOCIEDADE, ACESSO, MEDICAMENTOS, DIAGNOSTICO, TRATAMENTO MEDICO, EDUCAÇÃO, TRABALHO, NUTRIÇÃO, ASSISTENCIA PSICOLOGICA, INCLUSÃO, INFORMAÇÃO, CARTEIRA DE IDENTIDADE, VALIDADE, LAUDO MEDICO, PRAZO INDETERMINADO.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Presidente, naquele canto ali, com as assessorias, com a Deputada Flávia, com o nosso time, com o corpo técnico, estão as instituições que trabalham com as pessoas com diabetes mellitus tipo 1.
Não é o sonho delas, não é o ideal, mas foi uma construção, a tarde inteira. Essas assessorias estão sentadas, conversando; a Deputada gastou o tempo dela aqui, se dedicou. Eu creio que é o texto possível hoje.
Eu acabei de lembrar às instituições que elas foram valentes. Elas colocaram o tema, Senador Humberto, na pauta, provocaram todo o Congresso Nacional – olhe quantas emendas –, provocaram os Senadores. Nunca o tema foi tão debatido como agora. É o que é possível. Se a gente for para o voto, nós não teremos voto suficiente, mas foi feita a construção de um texto que nasce aqui no Senado. Claro que a Câmara vai amadurecer, com todo um debate lá. Não vai ser o que a gente queria entregar para as instituições, mas é o que é possível, neste momento.
Então, as instituições estão ali. Eu sei que há uma tristeza, o Brasil inteiro está acompanhando isso, mas, acreditem, não houve omissão dos Senadores que defendem a pauta. Trabalhamos muito e eu sei que foi o possível a ser aprovado hoje.
E, inclusive, Senador Humberto e Senador Davi, por conta disso, o Republicanos retira o destaque que foi apresentado.