Discussão durante a 198ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 60, de 2025, que "Institui, no âmbito do Senado Federal, o Prêmio "Mulheres que Movem o Brasil - Empreendedorismo Feminino", destinado a homenagear mulheres brasileiras que se destacam no meio empresarial ou na área do empreendedorismo”.

Autor
Carlos Portinho (PL - Partido Liberal/RJ)
Nome completo: Carlos Francisco Portinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
Homenagem, Mulheres, Poder Legislativo:
  • Discussão sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 60, de 2025, que "Institui, no âmbito do Senado Federal, o Prêmio "Mulheres que Movem o Brasil - Empreendedorismo Feminino", destinado a homenagear mulheres brasileiras que se destacam no meio empresarial ou na área do empreendedorismo”.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2025 - Página 133
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Organização do Estado > Poder Legislativo
Matérias referenciadas
Indexação
  • DISCUSSÃO, PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, RESOLUÇÃO, SENADO, PREMIO, HOMENAGEM, MULHER, EMPRESARIO, EMPREENDEDORISMO, RECONHECIMENTO, ATUAÇÃO, INOVAÇÃO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, SUSTENTABILIDADE, CONCESSÃO, DIPLOMA, OUTORGA, PLACA, MEDALHA.

    O SR. CARLOS PORTINHO (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - RJ. Para discutir.) – Muito obrigado, Presidente Senador Eduardo Gomes, nossa querida Senadora Leila, Senadora Dorinha, Senador Flávio Arns, em especial, e toda a Bancada Feminina.

    Eu preciso aqui fazer um agradecimento de público, porque, quando vi o projeto, imediatamente assinei o requerimento em apoio, porque é muito importante a gente premiar, honrar mulheres que estão à frente do seu tempo, mulheres que trazem inovação, mulheres que empreendem, mulheres que são fortes, que são corajosas.

    E, quando eu li o propósito do projeto, e vi a beleza dessa honraria, fiz uma sugestão em forma de emenda e ainda disse para a Senadora Leila: "Não vou destacar. É só uma sugestão", porque merece ter o prêmio o nome de uma grande mulher. E não por ser minha tia-avó, porque isso não seria razão alguma, é porque ela inspira não só a mim, mas inspira a muitas mulheres.

    Carmen Portinho, realmente, é uma mulher que esteve à frente do seu tempo. Ela fundou a Escola Superior de Desenho Industrial Fundamental lá no Rio de Janeiro. Ela foi servidora pública municipal, responsável por um dos ícones da habitação social, que é o Pedregulho, reconhecido internacionalmente, um ícone mundial.

    Ela, junto com Bertha Lutz, que dá nome a outra grande honraria aqui deste Senado, elas estarão juntas, novamente, por isso, porque, no passado, Carmen Portinho e Bertha Lutz foram as grandes responsáveis pelo movimento feminino do voto feminino. Peitaram Getúlio Vargas, políticos homens numa sociedade absolutamente machista e não quiseram qualquer migalha, quiseram ser votadas e votar. Inclusive, ofereceram: "Não, vocês podem votar". Elas falaram: "Não, a gente quer tudo: a gente quer votar e ser votada".

    E hoje, Senadora Leila, você, a Senadora Dorinha, tantas grandes mulheres aqui do Senado, da política brasileira, na Câmara, a Deputada Soraya, tantas grandes mulheres hoje à frente de cargos de liderança no país, certamente, devem o reconhecimento – isso é um reconhecimento – a essas grandes mulheres que no passado abriam o caminho, que estiveram, por isso, à frente do seu tempo, que é o mote dessa honraria que agora é eternizada no Senado Federal, assim como Carmen Portinho o será.

    Eu passarei, mas ela estará aqui, presente, premiando muitas mulheres inovadoras.

    Muito obrigado.

    Era uma sugestão. Fico feliz de ter sido aceita.

    Ela dá nome a um grande prêmio e tenho certeza de que todas as agraciadas se sentirão prestigiadas, e honradas, e inspiradas como você foi quando teve acesso a toda a biografia de Carmen Portinho. E a Bancada Feminina, certamente, vai ter ali também uma fonte de inspiração.

    Deus abençoe!

    Muito obrigado, Senadora Leila.

    Minha gratidão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2025 - Página 133