Pronunciamento de Alessandro Vieira em 01/09/2026
Discussão durante a 120ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Discussão sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) N° 995, de 2026, que "Escolhe o Senhor Rodrigo Otavio Soares Pacheco para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União, nos termos do inciso II do § 2º do art. 73 da Constituição Federal, do inciso II do art. 105 da Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992, e do art. 2º do Decreto Legislativo nº 6, de 1993." Manifestação pela aprovação do projeto.
Parabenização e reconhecimento da importância da nomeação do Senador Rodrigo Pacheco como novo ministro do TCU.
- Autor
- Alessandro Vieira (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/SE)
- Nome completo: Alessandro Vieira
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
Agentes Políticos,
Cargos e Funções Públicos,
Controle Externo,
Poder Legislativo:
- Discussão sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) N° 995, de 2026, que "Escolhe o Senhor Rodrigo Otavio Soares Pacheco para o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União, nos termos do inciso II do § 2º do art. 73 da Constituição Federal, do inciso II do art. 105 da Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992, e do art. 2º do Decreto Legislativo nº 6, de 1993." Manifestação pela aprovação do projeto.
-
Atuação do Senado Federal,
Atuação do Tribunal de Contas da União (TCU):
- Parabenização e reconhecimento da importância da nomeação do Senador Rodrigo Pacheco como novo ministro do TCU.
- Publicação
- Publicação no DSF de 02/09/2026 - Página 59
- Assuntos
- Administração Pública > Agentes Públicos > Agentes Políticos
- Administração Pública > Organização Administrativa > Cargos e Funções Públicos
- Organização do Estado > Fiscalização e Controle > Controle Externo
- Organização do Estado > Poder Legislativo
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
- Outros > Atuação do Estado > Atuação do Tribunal de Contas da União (TCU)
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DISCUSSÃO, PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO, INDICAÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, ESCOLHA, SENADOR, RODRIGO PACHECO, CARGO, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU).
- RECONHECIMENTO, IMPORTANCIA, NOMEAÇÃO, SENADOR, RODRIGO PACHECO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU).
O SR. ALESSANDRO VIEIRA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SE. Para discutir.) – Obrigado, Sr. Presidente.
Primeiro de tudo, quero reiterar o pedido de momento de fala logo posterior à votação do PDL, para não misturar assuntos, para não misturar um assunto festivo com um assunto trágico. Vamos cuidar agora do festivo.
O Senador Rodrigo Pacheco mereceria, Presidente Davi, uma sessão... (Pausa.)
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Senador Alessandro, peço desculpa a V. Exa.
Eu queria pedir aos nossos convidados que estão no Plenário do Senado Federal... Não estou conseguindo ouvir o Senador Alessandro.
(Soa a campainha.)
O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Eu queria pedir a atenção dos nossos convidados: eu não estou ouvindo a manifestação do Senador Alessandro Vieira, por gentileza.
Com a palavra o Senador Alessandro.
O SR. ALESSANDRO VIEIRA (Bloco Parlamentar Democracia/MDB - SE) – Obrigado, Sr. Presidente.
Primeiro, quero lamentar que não seja uma sessão cotidiana, com a presença do nosso quórum completo, porque, seguramente, o Senador Rodrigo Pacheco fez por merecer uma votação consagradora.
Ao longo de oito anos, em diversos momentos, estivemos em posições diversas eu e o Senador Rodrigo, mas sempre convergimos para uma solução em benefício dos brasileiros, com equilíbrio, com qualidade. Ele preenche todos os requisitos necessários.
Parabenizo-o, só registrando que o Estado de Minas está ficando sobrerrepresentado no Tribunal de Contas e, depois, vamos ter que fazer algum ajuste, porque Minas Gerais está tomando conta do tribunal.
Parabéns, Rodrigo, certamente, pela votação e pela condução política de V. Exa.