Discurso durante a 15ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Congratulações ao Governo Federal pela aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 12/2023, que dispõe sobre o reajuste salarial das forças de segurança do Distrito Federal.

Pedido de recomposição dos quadros de professores e técnicos administrativos em educação pelo Ministério da Educação e Cultura. Repúdio à fala do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, na qual supostamente comparou professores a traficantes.

Autor
Prof. Reginaldo Veras (PV - Partido Verde/DF)
Nome completo: Reginaldo Veras Coelho
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Alteração da Lei Orçamentária Anual, Governo Federal:
  • Congratulações ao Governo Federal pela aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 12/2023, que dispõe sobre o reajuste salarial das forças de segurança do Distrito Federal.
Educação:
  • Pedido de recomposição dos quadros de professores e técnicos administrativos em educação pelo Ministério da Educação e Cultura. Repúdio à fala do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, na qual supostamente comparou professores a traficantes.
Publicação
Publicação no DCN de 13/07/2023 - Página 48
Assuntos
Orçamento Público > Orçamento Anual > Alteração da Lei Orçamentária Anual
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Política Social > Educação
Matérias referenciadas
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, GOVERNO FEDERAL, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI DO CONGRESSO NACIONAL (PLN), ALTERAÇÃO, ANEXO, LEI ORÇAMENTARIA ANUAL (LOA), OBJETIVO, AUTORIZAÇÃO, DESTINAÇÃO, RECURSOS PUBLICOS, REAJUSTE, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, SERVIDOR PUBLICO DISTRITAL, MILITAR, DISTRITO FEDERAL (DF), TERRITORIOS FEDERAIS, ACRESCIMO, VAGA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), AMBITO, POLITICA PUBLICA, GESTÃO, PESSOAS, PROVIMENTO, CARGO PUBLICO, MINISTERIO PUBLICO DA UNIÃO.

    O SR. PROF. REGINALDO VERAS (Bloco/PV - DF. Para discursar. Sem revisão do orador.) – Boa tarde, Presidente! Boa tarde a todos!

    Venho a esta tribuna hoje tratar de três assuntos.

    Primeiro, quero parabenizar o Governo Lula por ter encaminhado para cá o PLN que garante a recomposição salarial das forças de segurança do Distrito Federal. Era uma luta histórica de policiais civis, bombeiros militares e policiais militares, cujos representantes nos acompanharam em todas as reuniões no Ministério da Justiça e no Ministério da Gestão. Foi um trabalho coletivo da bancada do Distrito Federal, dos representantes classistas e dos trabalhadores das forças de segurança. Finalmente, está aprovado nesta Casa, e agora basta o Governo, o quanto antes e o mais rápido possível, publicar a medida provisória a fim de concretizar esse aumento.

    Parabéns a todos os envolvidos!

    Esse mesmo PLN, Sr. Presidente, permite agora abrir 5 mil vagas no Ministério da Educação e Cultura para que a gente recomponha o quadro de professores e de técnicos administrativos em educação, o que levará ao fortalecimento das nossas universidades e, principalmente, dos institutos federais espalhados pelo Brasil afora, institutos federais que a gente luta tanto aqui para que sejam cada vez mais valorizados, levando o desenvolvimento educacional, social e científico para vários lugares do Brasil, e também aqui dos vários institutos federais do Distrito Federal. Nós continuaremos essa luta aqui em defesa da educação pública, em defesa dos institutos federais.

    E aproveitando, Presidente, que estamos falando em educação, eu, que sou professor da rede pública de ensino do Distrito Federal, em nome de todos os professores do Brasil, repudio com veemência a fala infeliz, inconsequente, inoportuna e imbecil do Deputado Eduardo Bolsonaro, que comparou professores a traficantes. Ora, só se foram os professores dele que o ensinaram nesse mundo, não os nossos professores. Então, essa fala é absolutamente inoportuna, ainda mais num momento em que ocorre uma série de ataques às escolas contra alunos e contra professores. Essas falas e esse discurso de ódio do Deputado Eduardo Bolsonaro só alimentam a intolerância e o desrespeito contra os professores. Por isso, nós acionamos, na Procuradoria-Geral da República, o Deputado em relação a essa fala inadequada e, volto a dizer, absolutamente imbecil e desrespeitosa contra os professores brasileiros. E já há aqui também todo um recolhimento de assinaturas pedindo a cassação do Deputado. Ora, nós temos a liberdade de falar no Parlamento, mas não se pode mentir, não se pode usar uma retórica que só alimenta a violência contra os importantes profissionais de educação do Distrito Federal, professores que contribuem para a formação das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Se tem professor que é comparável a traficante, devem ser os professores do Sr. Eduardo Bolsonaro, não os professores brasileiros.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 13/07/2023 - Página 48