Sessão de Origem:
19ª Sessão Conjunta
Assunto:
Deliberação do projeto de Resolução nº 3/2015 antes dos vetos que trancam a pauta.
Autor(es):
Deputado Raul Jungmann, Deputado Arnaldo Faria de Sá
Decisão:
Senador Renan Calheiros, Senador Waldir Maranhão
Descrição:

Na Sessão conjunta do Congresso Nacional de 11/03/2015, o Deputado Raul Jungmann questionou o impedimento constitucional e regimental de se votar o projeto de Resolução nº1/2015 antes de se deliberar sobre os vetos que sobrestavam a pauta. Na Sessão conjunta do Congresso Nacional de 02/09/2015, o Deputado Arnaldo Faria de Sá volta a questionar a deliberação, dessa vez, do projeto de Resolução nº3/2015 antes dos vetos.

Matérias Relacionadas:
Indexação:

PROJETO DE RESOLUÇÃO, TRANCAMENTO DA PAUTA, VETO

Sessão Decisão:
19ª Sessão Conjunta
Data:
02/09/2015
Decisão:
Na Sessão conjunta do Congresso Nacional de 11/03/2015, o Presidente Renan Calheiros respondeu e, na Sessão de 02/09/2015, o então Presidente da Mesa, Deputado Waldir Maranhão, voltou a esclarecer que, ao entendimento do art. 66, §6º, da Constituição Federal: “esgotado sem deliberação o prazo estabelecido no §4º, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata [do Congresso Nacional], sobrestadas as demais proposições, até sua votação final”, soma-se o entendimento de que as expressões “as demais proposições” englobam tão somente as matérias suscetíveis ao veto presidencial, não abrangendo, nesse diapasão, as matérias objeto de projeto de resolução. Tal entendimento é aplicado tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal desde a decisão do Supremo Tribunal Federal sobre sobrestamento de pauta ensejado por medidas provisórias.
Publicação Remissão Texto
Constituição Federal Art. 66 Par. 6º Esgotado sem deliberação o prazo estabelecido no § 4º, o veto será colocado na ordem do dia da sessão imediata, sobrestadas as demais proposições, até sua votação final.
Referências:
* As questões de ordem e outras controvérsias regimentais para o período de 1971 a 2000 estão disponíveis na obra Processo Legislativo Aplicado, publicada em 2000 e disponível na Biblioteca Digital do Senado Federal.