Apresentação: Por que contar nossa história?
Faz algum tempo que, como gestor, sinto a necessidade de esclarecer e tornar mais conhecido esse órgão tão interessante que é a Secretaria de Informação Legislativa - Sinfleg. Fazemos parte de uma secretaria nova, surgida há apenas cinco anos, mas que tem uma história curiosa e um futuro promissor pela frente.
A Sinfleg foi montada a partir da sutura de órgãos e funções muito antigos no Senado Federal. Alguns dos nossos produtos existem há mais de um século. Nossos desafios, entretanto, remetem ao futuro: como zelar pela qualidade da informação legislativa, considerando que informação é um dos temas mais mutantes dos dias de hoje?
O que, afinal, é a Sinfleg? Como ela se formou? Que resultados já entregou? Como ela pode, daqui para frente, ajudar outros órgãos do Senado? É isso que pretendemos explicar aqui. Esperamos, com este documento, prestar contas de um trabalho que nos orgulha. Ao tornar mais conhecida a secretaria, que é a caçula da Secretaria-Geral da Mesa, desejamos que ela possa contribuir ainda mais ativamente para os trabalhos de outros órgãos da Casa.
Alguns temas do relatório foram aprofundados para além do papel. Nessas situações, o leitor está convidado a consultar documentos digitais intitulados “Saiba mais”, acessíveis a partir de QR-Codes. Com esse formato, é possível fazer uma leitura rápida e sucinta da informação principal, bem como um detalhamento em temas mais específicos. Quer experimentar? Acesse o Saiba mais: Álbum de fotos, onde reunimos alguns registros de nossas atividades, sejam elas oficiais ou informais.
Esta história tem sido escrita graças ao empenho de uma equipe extremamente competente, que desempenha suas atividades com grande dedicação. Houve muita labuta, ao mesmo tempo que enfrentamos situações pitorescas, que envolvem cola Pritt, roedores e piadas sobre Frankenstein. Posso dizer que trabalhamos muito, mas também nos divertimos por aqui, porque fazemos de tudo para viver com leveza, no melhor ambiente possível. Todos os méritos do que está descrito neste relatório são devidos às equipes da Sinfleg e dos setores com quem trabalhamos. A cada uma dessas pessoas devo meu mais profundo agradecimento.
Nossa história ainda está sendo escrita. Qualquer necessidade, estamos aqui, pertinho, ao norte da Avenida N2, prontos para ajudar. Ao trabalho!
Fábio Liberal
Fevereiro de 2019