World e-Parliament
World e-Parliament Report
O World e-Parliament Report é um documento bienal que apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em âmbito mundial sobre uso de Tecnologias de Informação e Comunicação nos parlamentos. O estudo é elaborado pela União Interparlamentar - UIP (Inter-Parliamentary Union - IPU), instituição da qual o Senado Federal brasileiro é membro desde a década de 1950.
Publicado pela primeira vez em 2008, o relatório tem identificado e descrito os esforços de parlamentos do mundo inteiro na utilização de tecnologias para fortalecer democracias e suas instituições. A edição de 2008 foi especialmente importante para o Senado, pois sua publicação coincidiu com as discussões que a Casa estava estabelecendo sobre os desafios de informação legislativa, e serviu como fonte para os trabalhos das comissões especiais implantadas naquele ano.
World e-Parliament Conference
A World e-Parliament Conference é o principal fórum internacional para intercâmbio de boas práticas no uso de tecnologia nos parlamentos. Representantes dos parlamentos de todo o mundo se reúnem a cada dois anos para discutir o uso da tecnologia de informação e comunicação. Os World e-Parliament Reports têm sido lançados nessa ocasião.
A conferência mais recente, ocorrida em dezembro de 2018, discutiu como a inovação pode catalisar mudanças de cultura, trazer mais transparência, aumentar a representatividade dos cidadãos e fortalecer democracias. Participaram da última edição 250 representantes de sessenta parlamentos, entre os quais as duas Casas do Congresso Nacional brasileiro.
A Sinfleg e o Prodasen participaram da última edição – e o debate a auxiliou a vislumbrar medidas estratégicas que ajudarão a manter o Senado Federal atualizado tecnologicamente. Após o evento, a Sinfleg e o Prodasen apresentaram um relatório conjunto sobre a participação do Senado na World e-Parliament Conference 2018. O documento apresentou uma série de recomendações para os próximos anos, como, por exemplo:
- aproximação com a Câmara dos Deputados para avaliar colaboração nos projetos Nuvem Interparlamentar e Ulysses, notadamente quanto às possibilidades de classificação automática de discursos e documentos legislativos e transcrição automática de discursos;
- investimento na oferta da informação de modo a facilitar a compreensão de como funciona o Parlamento, para incentivar o maior envolvimento dos cidadãos;
- avaliação da conveniência e possibilidade de integração de soluções existentes para utilização pelos parlamentares e pelas equipes de suporte.
Em seu planejamento de 2019, a Sinfleg pretende encaminhar o atendimento às recomendações apontadas pelo relatório.
Referências
Relatórios:
- World e-Parliament Report 2008
- World e-Parliament Report 2010
- World e-Parliament Report 2012
- World e-Parliament Report 2016
- World e-Parliament Report 2018
Conferências:
- 2007
- 2008
- 2009
- 2010
- 2012
- 2014
- 2016
- 2018
Relatório Participação do Senado Federal na World e-Parliament Conference 2018