Participação em colegiados
É dever da Sinfleg “planejar e supervisionar as atividades de modernização do processo legislativo de acordo com a Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico”, conforme previsto no Regulamento Administrativo do Senado Federal. Por essa razão, a secretaria é a representante da SGM em órgãos colegiados afeitos ao tema da informação legislativa.
Os colegiados são de grande utilidade para a formulação de estratégias — e o Senado tem tomado importantes decisões a partir do trabalho de alguns desses grupos.
Uma das metas da Sinfleg para os próximos anos é aprofundar seu entendimento sobre as demandas das demais secretarias da SGM em relação a questões de informação legislativa. Espera-se, com essa medida, aumentar a representatividade da SGM nesses órgãos colegiados.
Conheça os colegiados dos quais a Sinfleg atualmente participa:
Comitê de Governança de TI
Ato constitutivo: Ato da Comissão Diretora nº 8, de 2016
Objetivo: coordenar a formulação das propostas de políticas, diretrizes, objetivos e estratégias de TI e propor à Diretoria-Geral e à Secretaria-Geral da Mesa o Plano de Diretor de TI do Senado Federal, bem como acompanhar sua execução, monitorar o desempenho da TI por meio de indicadores e realizar a gestão de portfólio entre demandas por projetos e serviços de TI.
Composição:
- Diretor-geral adjunto de Gestão (presidente)
- Diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação (vice-presidente);
- Diretor-adjunto da Secretaria de Comunicação Social;
- Diretor-adjunto do Instituto Legislativo Brasileiro; e
- Secretário-Geral da Mesa Adjunto. (participação do diretor da Sinfleg e da gestora do NMIL como delegatários do Secretário-Geral da Mesa Adjunto)
Comitê Gestor do Site do Senado Federal
Ato constitutivo: Regulamento Administrativo do Senado Federal (art. 299).
Objetivo: promover e gerenciar as ações que dizem respeito à estrutura de serviços e informações, à apresentação e à forma do sítio do Senado Federal nos ambientes de internet, intranet e mídias correlatas.
Composição: um titular e um suplente dos seguintes órgãos:
- Diretoria-Geral
- Secretaria-Geral da Mesa;
- Secretaria de Comunicação Social;
- Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen);
- Secretaria de Gestão de Informação e Documentação;
- Secretaria de Informação Legislativa;
- Secretaria de Transparência;
- Secretaria Legislativa do Congresso Nacional.
Nota: os representantes da Secretaria-Geral da Mesa, Secretaria de Informação Legislativa e Secretaria Legislativa do Congresso Nacional compõem informalmente um subgrupo para definição de ações integradas da SGM.
Designação em vigor: Portaria da Diretoria-Geral nº 843/2018
Comitê de Terminologia do Senado Federal
Ato constitutivo: Regulamento Administrativo do Senado Federal (art. 298).
Objetivo: definir os padrões de indexação de informação e de documentos propostos pelos órgãos técnicos da Casa, a serem utilizados no âmbito do Senado Federal.
Composição: um representante de cada um dos seguintes órgãos:
- Primeira-Secretaria, que o preside;
- Secretaria de Gestão da Informação e Documentação;
- Escritório Corporativo de Governança e Gestão Estratégica;
- Secretaria de Informação Legislativa;
- Assessoria Técnica da Secretaria-Geral da Mesa;
- Secretaria de Comunicação Social;
- Consultoria Legislativa.
Designação em vigor: Portaria da Diretoria-Geral nº 3582/2013
Grupo de Trabalho destinado a assessorar o Comitê de Terminologia do Senado Federal: Portaria da Diretoria-Geral nº 2416/2017
Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Senado Federal
Ato constitutivo: Regulamento Administrativo do Senado Federal (art. 247).
Atribuições: aprovar listagem de eliminação de documentos desprovidos de valor; elaborar e atualizar o Plano de Classificação; elaborar e atualizar a Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo.
Composição: 10 membros para mandato de 2 + 2 anos.
Designação em vigor: Portaria da Diretoria-Geral nº 2840/2017
Comissão Permanente de Acesso a Dados, Informações e Documentos do Senado Federal
Ato constitutivo: Ato da Comissão Diretora 9, de 2012
Objetivo: assessorar a alta direção na regulamentação do acesso e da salvaguarda de dados, informações e documentos sigilosos do Senado Federal; atuar como órgão consultivo, sob demanda das autoridades competentes, nos procedimentos de fixação de categorias de sigilo de dados, informações e documentos, bem como nos processos de revisão ou desclassificação de sigilo; emitir parecer técnico sobre manifestações ou recomendações de órgãos externos, bem como nos casos omissos ou situações não contempladas pela legislação; propor, quando julgar necessário, alterações nos procedimentos de acesso, classificação, tratamento e armazenamento de dados, informações e documentos sigilosos.
Composição:
- Diretor da Secretaria de Informação e Documentação, que exercerá sua presidência;
- um representante dos seguintes órgãos:
- Diretoria-Geral;
- Secretaria-Geral da Mesa;
- Advocacia-Geral;
- Consultoria Legislativa;
- Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle; e
- Secretaria de Comunicação Social.
- titular da Secretaria de Arquivo.
Designação em vigor: Portaria da Diretoria-Geral nº 2381/2017
Grupo de Trabalho Permanente destinado a padronizar procedimentos legislativos, compartilhamento de informações, de tecnologias de informática e de serviços de informação entre Senado Federal e Câmara dos Deputados.
Ato constitutivo: Ato Conjunto da Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal e da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados nº1, de 2017
Objetivo: padronizar procedimentos legislativos, identificar oportunidades de integração de procedimentos, sistemas e soluções de informações, bem como de compartilhamento de padrões e tecnologias de informação para facilitar o intercâmbio de informações entre Senado Federal e Câmara dos Deputados.
Composição: quatro servidores de cada Casa
Designação em vigor:
- Ato da Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal nº 1, de 2017 e
- Portaria da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados nº 1, de 2017
Referências
Regulamento Administrativo do Senado Federal
Ato da Comissão Diretora nº 8, de 2016 - Constituição do Comitê Gestor de TI
Plano Diretor da Tecnologia da Informação (2017-2019)
Ato da Comissão Diretora 9, de 2012 - Constituição da Comissão Permanente de Acesso a Dados, Informações e Documentos
Ato Conjunto da Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal e da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados nº1, de 2017 - Grupo de Trabalho Permanente destinado a padronizar procedimentos legislativos, compartilhamento de informações, de tecnologias de informática e de serviços de informação entre Senado Federal e Câmara dos Deputados
Ato da Comissão Diretora 9, de 2012 - Regulamentação da Lei de Acesso à Informação
Ato da Comissão Diretora 6, de 2017 - Manual de Transparência e Classificação de Informações do Senado Federal
Ato da Comissão Diretora 21, de 2013 - Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo
Portaria da Diretoria-Geral nº 843, de 2018 - Designação para Comitê Gestor do Site do Senado Federal
Portaria da Diretoria-Geral nº 3582, de 2013 - Designação para Comitê de Terminologia do Senado Federal
Portaria da Diretoria-Geral nº 2416, de 2017 - Designação para Grupo de Trabalho destinado a assessorar o Comitê de Terminologia do Senado Federal
Portaria da Diretoria-Geral nº 2840, de 2017 - Designação para Comissão Permanente de Avaliação de Documentos do Senado Federal
Portaria da Diretoria-Geral nº 2381/2017 - Designação para Comissão Permanente de Acesso a Dados, Informações e Documentos do Senado Federal
Ato da Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal nº 1, de 2017 - Designação para Grupo de Trabalho Permanente destinado a padronizar procedimentos legislativos, compartilhamento de informações, de tecnologias de informática e de serviços de informação entre Senado Federal e Câmara dos Deputados
Portaria da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados nº 1, de 2017 - Designação para Grupo de Trabalho Permanente destinado a padronizar procedimentos legislativos, compartilhamento de informações, de tecnologias de informática e de serviços de informação entre Senado Federal e Câmara dos Deputados
Saiba Mais: Política de Gestão do Processo Legislativo Eletrônico