Discussão durante a 33ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações sobre a retirada de pauta do Projeto de Lei nº 1052, de 2020, que altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para permitir a contratação dos pais de menores com deficiência, assim como de seus responsáveis legais, quando não houver, no município da prestação dos serviços, pessoas com deficiência habilitadas para a admissão nos moldes do referido dispositivo legal.

Considerações sobre a devolução dos autógrafos do Projeto de Lei da Câmara nº 130, de 2011, que estabelece multa para combater a diferença de remuneração verificada entre homens e mulheres no Brasil.

Comentário sobre o colapso sanitário sofrido atualmente pela Índia, em decorrência da pandemia da Covid-19, e sobre a falta de vacinas no Brasil contra o vírus. Defesa da votação do Projeto de Lei nº 12, de 2021, que dispõe sobre a licença compulsória de patentes de vacinas contra a Covid-19.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Considerações sobre a retirada de pauta do Projeto de Lei nº 1052, de 2020, que altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, para permitir a contratação dos pais de menores com deficiência, assim como de seus responsáveis legais, quando não houver, no município da prestação dos serviços, pessoas com deficiência habilitadas para a admissão nos moldes do referido dispositivo legal.
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Considerações sobre a devolução dos autógrafos do Projeto de Lei da Câmara nº 130, de 2011, que estabelece multa para combater a diferença de remuneração verificada entre homens e mulheres no Brasil.
SAUDE:
  • Comentário sobre o colapso sanitário sofrido atualmente pela Índia, em decorrência da pandemia da Covid-19, e sobre a falta de vacinas no Brasil contra o vírus. Defesa da votação do Projeto de Lei nº 12, de 2021, que dispõe sobre a licença compulsória de patentes de vacinas contra a Covid-19.
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2021 - Página 36
Assuntos
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > SAUDE
Matérias referenciadas
Indexação
  • COMENTARIO, RETIRADA, PAUTA, PROJETO DE LEI, PLANO DE BENEFICIOS, PREVIDENCIA SOCIAL, AUTORIZAÇÃO, EMPRESA, CONTRATAÇÃO, PAES, PESSOA COM DEFICIENCIA, ATENDIMENTO, RESERVA, COTA.
  • COMENTARIO, DEVOLUÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), IGUALDADE, SALARIO, HOMEM, MULHER, TRABALHO, FIXAÇÃO, MULTA, DESCUMPRIMENTO.
  • COMENTARIO, CRISE, SAUDE, INDIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA, FALTA, VACINA, BRASIL, DEFESA, PROJETO DE LEI, QUEBRA, SUSPENSÃO, PATENTE DE INVENÇÃO, IMUNIZAÇÃO, MEDICAMENTOS, PRODUTO FARMACEUTICO.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para discutir.) – Boa tarde, ou boa noite já, Presidente Rodrigo Pacheco, Senadores e Senadoras, autores e relatores.

    Meu cumprimento, Senador Wellington Fagundes, pelo brilhante projeto – ele se encontra com o PL 12 se analisarmos ali na frente –; também ao Izalci Lucas, Relator; Rose de Freitas, autora; Confúcio Moura, Relator; Cássio Cunha Lima, autor; Fernando Bezerra; Chico Rodrigues; Maria do Carmo Alves; Fabiano Contarato; Rose de Freitas; e a nossa Deputada Jandira Feghali.

    Sr. Presidente, eu fui um dos autores, ou fui o autor, da Lei Brasileira de Inclusão, Estatuto da Pessoa com Deficiência, que teve o brilhante trabalho na relatoria dos Senadores Flávio Arns, Mara Gabrilli e Romário, no final. Quero, com muita alegria, dizer que foi acertada, Presidente, a retirada da pauta do dia de hoje do Projeto 1.052, conforme V. Exa. já anunciou.

    Meus cumprimentos ao meu amigo querido Senador Vanderlan pela sensibilidade, foi muito sensível. O tema é complexo e ia fragilizar a política de cotas para pessoas com deficiência. Obrigado, Vanderlan. Obrigado a todos.

    Quanto ao PL 130, de autoria do Deputado Marçal Filho, Sr. Presidente, eu fui Relator. Aprendi na minha vida – tenho quase 40 anos de Congresso – a respeitar acordos. Eles são feitos para serem cumpridos, palavra é palavra. V. Exa. manteve a posição como Presidente. A Bancada Feminina e a própria Liderança do Governo abraçaram o projeto, construímos juntos. O mundo todo está aprovando leis como essa. Espero agora que a Câmara vote com rapidez a matéria e que o projeto da igualdade salarial entre homens e mulheres seja sancionado ainda no mês de maio, porque o mês de maio é o mês do trabalhador e da trabalhadora.

    Presidente – para concluir –, recebi ainda hoje um documento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e Oxfam Brasil. Também assinam: Ação Brasileira de Combate às Desigualdades, Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids, Instituto de Estudos Socioeconômicos, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Conselho Indigenista, organização Católicas pelo Direito de Decidir, coalizão pela liberdade, pela igualdade, Coalizão Negra por Direitos, Associação Brasileira de ONGs, entre tantas outras.

    Presidente, a Índia está em colapso. É de lá que vem o insumo e o IFA. Mais de mil cidades no Brasil não têm mais a segunda dose. Está dando um desespero na população. Há brigas na fila pela vacina. A que ponto chegamos! Por isso, Presidente, cumprimento V. Exa. mais uma vez por ter pautado o PL 12 para a próxima quinta-feira.

    O Brasil e o mundo precisam de políticas humanitárias. É fundamental que as políticas humanitárias cheguem aqui ao Brasil, Presidente, e nós, neste momento, mais do que nunca, com essa aprovação do projeto do Wellington Fagundes... Diziam: "Ah, mas não tem quem produza". Pois bem, agora há três plantas que vão produzir.

    Parabéns a todos!

    Eu espero que a gente conclua essa parte da importância das vacinas na próxima quinta-feira, aprovando, então, o PL nº 12.

    Era isso, Presidente.

    Agradeço a V. Exa. por este momento em que nós estamos aqui em nosso Senado, no Congresso Nacional, tomando essa decisão tão importante.

    Senador Wellington Fagundes e Senador Izalci, como Relator, meus cumprimentos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2021 - Página 36