Pela ordem durante a 87ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Temporária destinada a acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus. Registro da reunião que discutiu sobre regulamentação da compra e da venda das vacinas com o avanço da vacinação e sobre a possibilidade de o Brasil ser autossuficiente na produção de vacinas. Elogio à aprovação do Projeto de Lei nº 1343, de 2021, que dispõe sobre produção de vacinas contra a Covid-19 por indústrias de fabricação de vacina animal. Comentário sobre a importância da Lei nº 14125, de 2021, que dispõe sobre a responsabilidade civil relativa a eventos adversos pós-vacinação contra a Covid-19 e sobre a aquisição e distribuição de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado e também sobre necessidade de discussão do Projeto de Lei nº 948, de 2021.

Autor
Oriovisto Guimarães (PODEMOS - Podemos/PR)
Nome completo: Oriovisto Guimaraes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Combate a Epidemias e Pandemias, Defesa e Vigilância Sanitária, Saúde Pública:
  • Exposição dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Temporária destinada a acompanhar as questões de saúde pública relacionadas ao coronavírus. Registro da reunião que discutiu sobre regulamentação da compra e da venda das vacinas com o avanço da vacinação e sobre a possibilidade de o Brasil ser autossuficiente na produção de vacinas. Elogio à aprovação do Projeto de Lei nº 1343, de 2021, que dispõe sobre produção de vacinas contra a Covid-19 por indústrias de fabricação de vacina animal. Comentário sobre a importância da Lei nº 14125, de 2021, que dispõe sobre a responsabilidade civil relativa a eventos adversos pós-vacinação contra a Covid-19 e sobre a aquisição e distribuição de vacinas por pessoas jurídicas de direito privado e também sobre necessidade de discussão do Projeto de Lei nº 948, de 2021.
Publicação
Publicação no DSF de 11/08/2021 - Página 9
Assuntos
Política Social > Saúde > Combate a Epidemias e Pandemias
Política Social > Saúde > Defesa e Vigilância Sanitária
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Matérias referenciadas
Indexação
  • EXPOSIÇÃO, TRABALHO, COMISSÃO TEMPORARIA, ACOMPANHAMENTO, PANDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), DISCUSSÃO, REGULAMENTAÇÃO, AQUISIÇÃO, VENDA, VACINA, CRESCIMENTO, VACINAÇÃO, AUMENTO, PRODUÇÃO, UTILIZAÇÃO, INDUSTRIA, FABRICAÇÃO, PRODUTO ANIMAL.
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, LEI FEDERAL, RESPONSABILIDADE CIVIL, RELAÇÃO, EVENTO, PERIODO, VACINAÇÃO, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), AQUISIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, VACINA, PESSOA JURIDICA, EMPRESA PRIVADA, NECESSIDADE, DISCUSSÃO, PROJETO DE LEI.

    O SR. ORIOVISTO GUIMARÃES (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PODEMOS - PR. Pela ordem. Por videoconferência.) – Muito Muito obrigado, Sr. Presidente. Cumprimento V. Exa. e os demais colegas.

    Incumbiu-me o nosso Presidente de fazer um relato da nossa última reunião que ocorreu da forma como sempre acontece e tratou de um assunto bastante atual, que é a questão de como fica a regulamentação da compra e da venda das vacinas com o avanço da vacinação, com o fim da pandemia, que se avizinha, com as possibilidades de o Brasil ser autossuficiente e com a possibilidade, já no ano que vem, de termos vacinas suficientes para, inclusive, exportar, graças a um projeto do Senador Wellington de transformar fábricas de vacina animal, e que nós aprovamos também aqui no Senado, projeto que permite que essas fábricas sejam adaptadas para a produção de vacina humana contra a covid. Com isso, o Brasil teria abundância de vacina a ponto de poder exportar.

    Sr. Presidente, estiveram nessa reunião a Subprocuradora-Geral da República Célia Regina Souza Delgado, a Conselheira Nacional do Ministério Público Sandra Krieger, a Diretora-Executiva da Abramed, Milva Pagano, e a representante da SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas), Gilcilene Chaer, e o assunto foi bastante discutido.

    Se posso resumir a nossa discussão, foi o seguinte: a Lei nº 14.125 – que, por sinal, foi de autoria de V. Exa., já aprovada e já promulgada – foi extremamente importante e útil naquele momento da pandemia, mas a realidade muda, e, graças às pessoas que acreditaram na ciência e na vacina, a vacinação no Brasil já atingiu todos os grupos prioritários, a pandemia tem os números caindo, os leitos de UTI estão sendo suficientes para atender a todos os casos, e não estamos ainda no fim da pandemia, mas, se Deus quiser, caminhamos para isso, repito, graças à ação daqueles que acreditaram na ciência.

    Em função disso, nossa conclusão, por todos que lá estavam, como o Senador Esperidião Amin e tantos outros, é que a vacina contra a covid será mais uma vacina, assim que terminar a pandemia, como é a vacina do H1N1, como são outras tantas vacinas. Importantíssimo que o Governo continue fornecendo gratuitamente àqueles que não podem pagar, mas importantíssimo também que se liberem as clínicas particulares e, enfim, todos que queiram trabalhar com essa vacina como já é liberado para as outras vacinas de doenças das quais já não temos pandemia. Então, foi essa a discussão.

    Esse Projeto de Lei nº 948, originário da Câmara, está na Mesa do Senado para distribuição de um Relator, e será, sem dúvida nenhuma, essa ocasião uma boa ocasião para que possamos discutir esse assunto no Plenário do Senado Federal.

    Feitos esses esclarecimentos, agradeço a V. Exa. e devolvo-lhe a palavra.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/08/2021 - Página 9