PRESIDENTE: (VAGO)

VICE-PRESIDENTE: (VAGO)


Tipo: Conselho do Senado Federal

Ato de criação: (Resolução do Senado Federal nº 08, de 2009)

Sobre o Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico

O Prêmio Jornalista Roberto Marinho de Mérito Jornalístico foi criado pelo Senado Federal através da Resolução nº 08, de 2009, para agraciar jornalistas que tenham contribuído para o engrandecimento do jornalismo brasileiro. Em 2015, foi o Prêmio foi entregue a sua 1ª edição  que contou com diversas indicações de jornalistas de renome.

Nessa premiação a escolha dos agraciados é feita por um conselho composto por um Senador representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado Federal.

Sobre Roberto Marinho

O jornalista Roberto Pisani Marinho transformou o jornal O Globo, que herdou do pai, em um dos maiores grupos de comunicação do mundo.

Expandiu as atividades jornalísticas de O Globo inicialmente para o rádio, com a inauguração da Rádio Globo em 1944, e treze anos depois obteve a primeira concessão pública de TV no Rio de Janeiro, a TV Globo.

Em 1977, com o sucesso do grupo de comunicação, criou a Fundação Roberto Marinho, organização sem fins lucrativos, para elaborar e executar projetos educacionais que valorizem o patrimônio histórico, cultural e natural do Brasil.