Expediente


Secretaria-Geral da Mesa.
Dúvidas, reclamações e informações: 
Secretaria de Apoio a Órgãos do Parlamento 
Telefone: (61) 3303-4561  

E-mail: saop@senado.leg.br 

Sobre o Diploma do Mérito Educativo Darcy Ribeiro

O Congresso Nacional entrega o Diploma do Mérito Educativo Darcy Ribeiro a pessoas ou instituições que tenham oferecido contribuição relevante para a causa da educação brasileira.

O prêmio é entregue anualmente em sessão do Congresso Nacional especialmente convocada para este fim no dia do aniversário de Darcy Ribeiro, 26 de outubro, ou primeiro dia útil seguinte.

A resolução que criou o prêmio proíbe o patrocínio direto de pessoas jurídicas a qualquer candidato, assim como a indicação de integrantes dos Poderes Legislativo e Judiciários Federais, do Presidente da República e de Ministro de Estado.

Sobre Darcy Ribeiro

O antropólogo mineiro Darcy Ribeiro tornou-se nacionalmente conhecido por seus trabalhos nas áreas de educação, sociologia e antropologia.

Ao lado de Anísio Teixeira, foi um dos responsáveis pela criação da Universidade de Brasília, da qual foi o primeiro reitor. Também foi o idealizador da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e do Memorial da América Latina em São Paulo.

Darcy Ribeiro foi ministro da Educação durante Regime Parlamentarista do Governo do presidente João Goulart, entre 1962 e 1963, e chefe da Casa Civil entre 1963 e 1964. No regime militar, teve os direitos políticos cassados e exilou-se no Uruguai. No retorno, foi vice-governador do Rio de Janeiro durante o mandato de Leonel Brizola (1983 a 1987). 

Foi eleito Senador pelo Rio de Janeiro, tomando posse em 1991. Como parlamentar, foi responsável pelo projeto de lei que deu origem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB). Exerceu o mandato até sua morte em 1997, vítima de câncer, aos 74 anos de idade.