Expediente


Secretaria-Geral da Mesa.
Dúvidas, reclamações e informações: 
Secretaria de Apoio a Órgãos do Parlamento 
Telefone: (61) 3303-4561  

E-mail: saop@senado.leg.br 

Sobre a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

A Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara é entregue anualmente pelo Senado Federal a personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos humanos no Brasil.

A escolha dos premiados é feita por um Conselho composto por um representante de cada um dos partidos políticos com assento no Senado Federal.

Criada em 2010, a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara está em sua 6ª edição e já foi entregue a nomes como Joaquim Barbosa, Marcelo Freixo e Dom Paulo Evaristo Arns, entre outros.

 

Sobre Dom Hélder Câmara

O bispo católico Dom Hélder Câmara foi um dos fundadores da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ficou conhecido pela sua defesa dos direitos humanos durante o regime militar brasileiro. Foi o único brasileiro indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz.

Nascido no Ceará, teve sua atuação de maior destaque em Pernambuco, onde foi arcebispo de Olinda e Recife entre 1964 e 1985, período que coincide com o regime militar. Destacou-se por pregar uma igreja simples, voltada para os pobres, e pela defesa de atitudes não-violentas em todas as interações humanas. 

Quando encerrou sua passagem como arcebispo de Olinda e Recife, aos 75 anos, passou a morar nos fundos da Igreja das Fronteiras, no Recife. Faleceu em agosto de 1999, aos 90 anos.