Pela ordem durante a 20ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Considerações sobre a importância do comparecimento, ao Senado Federal, do Ministro de Estado da Defesa, Braga Netto, a fim de se obter informações sobre teorias acerca do Governo Federal, difundidas nas redes sociais, bem como sobre a troca de comando das Forças Armadas.

Considerações sobre o Requerimento nº 1.281, de 2021, que requer informações ao Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga, acerca da desigualdade racial da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19).

Solicitação de apoio aos Senadores com relação ao Requerimento nº 1.238, de 2021, que requer Voto de Censura ao Sr. Filipe Garcia Martins Pereira, Assessor-Chefe da Secretaria de Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Agradecimento pela inserção em pauta do Projeto de Lei nº 488, de 2021, que veda o emprego de técnicas de "arquitetura hostil" em espaços de uso público.

Autor
Fabiano Contarato (REDE - Rede Sustentabilidade/ES)
Nome completo: Fabiano Contarato
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
PODER EXECUTIVO:
  • Considerações sobre a importância do comparecimento, ao Senado Federal, do Ministro de Estado da Defesa, Braga Netto, a fim de se obter informações sobre teorias acerca do Governo Federal, difundidas nas redes sociais, bem como sobre a troca de comando das Forças Armadas.
SAUDE:
  • Considerações sobre o Requerimento nº 1.281, de 2021, que requer informações ao Ministro de Estado da Saúde, Marcelo Queiroga, acerca da desigualdade racial da vacinação contra o novo coronavírus (Covid-19).
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Solicitação de apoio aos Senadores com relação ao Requerimento nº 1.238, de 2021, que requer Voto de Censura ao Sr. Filipe Garcia Martins Pereira, Assessor-Chefe da Secretaria de Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
LEGISLAÇÃO CIVIL:
  • Agradecimento pela inserção em pauta do Projeto de Lei nº 488, de 2021, que veda o emprego de técnicas de "arquitetura hostil" em espaços de uso público.
Publicação
Publicação no DSF de 31/03/2021 - Página 15
Assuntos
Outros > PODER EXECUTIVO
Outros > SAUDE
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > LEGISLAÇÃO CIVIL
Matérias referenciadas
Indexação
  • REGISTRO, REQUERIMENTO, CONVITE, COMPARECIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA DEFESA, INFORMAÇÕES, GOVERNO FEDERAL, TROCA, COMANDO, FORÇAS ARMADAS, CORRELAÇÃO, POSSIBILIDADE, GOLPE DE ESTADO, INTERVENÇÃO.
  • REGISTRO, REQUERIMENTO, INFORMAÇÕES, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), DESIGUALDADE SOCIAL, VACINAÇÃO, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
  • SOLICITAÇÃO, APOIO, REQUERIMENTO, VOTO DE CENSURA, ASSESSOR ESPECIAL, SECRETARIA DE ASSUNTOS ESTRATEGICOS DA PRESIDENCIA DA REPUBLICA (SAE), CRIME, RACISMO, REUNIÃO, SENADO, ASSUNTOS INTERNACIONAIS.
  • REGISTRO, INSERÇÃO, PAUTA, ORDEM DO DIA, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, ESTATUTO, CIDADE, ARQUITETURA, ESPAÇO, USO PUBLICO, AFASTAMENTO, PESSOAS.

    O SR. FABIANO CONTARATO (Bloco Parlamentar Senado Independente/REDE - ES. Pela ordem.) – Sr. Presidente, eu quero, de antemão, ser bem objetivo: eu vou também subscrever esse requerimento de convite do Braga Netto feito pelo Senador Alessandro. Acho oportuno, acho saudável, acho sereno isso, mas quero também aqui fazer um apelo, Sr. Presidente.

    Eu sei que não preciso de deliberação dos colegas, mas eu protocolei um requerimento de informações ao Ministro da Saúde sobre a desigualdade racial da vacinação do Covid, pois 38% das pessoas vacinadas são brancas, sendo que o Brasil é predominantemente um país de negros e pardos. Então, eu fiz esse requerimento, não preciso de deliberação pelos colegas, mas é preciso que a Mesa debata e aprove esse requerimento, esse pedido de informações, que eu acho de suma importância.

    Faço esse apelo também quanto ao meu voto de censura ao Filipe Garcia Martins Pereira. Eu pedi aos colegas que, assim como eu tenho a empatia de subscrever os requerimentos dos colegas, e o faço... Isso que aconteceu nesse dia é muito grave, diante de todos os movimentos que nós estamos passando. Então, para os colegas que ainda não assinaram o voto de censura – senão o voto de censura vai ser assinado apenas por mim –, quero dizer que isso tem que ser uma manifestação do Senado Federal, de que nós repudiamos qualquer possibilidade de enaltecimento a uma supremacia branca.

    Então, eu faço esse apelo e, mais uma vez, quero agradecer a sensibilidade de V. Exa. de ter pautado o projeto da arquitetura hostil em homenagem ao Padre Júlio Lancellotti e à inclusão de todas as pessoas que vivem em situação de rua.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/03/2021 - Página 15