Discussão durante a 33ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Elogio à pauta de votação do dia, com destaque para os Projetos de Lei nº 1343, de 2021, que dispõe sobre a autorização para que estruturas industriais destinadas à fabricação de produtos de uso veterinário sejam utilizadas na produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, e nº 1136, de 2021, que prevê a obrigatoriedade de vacinação diária, inclusive aos finais de semana e feriados, como medida excepcional para controle de epidemias e em estado de calamidade pública.

Considerações sobre os trabalhadores terceirizados do Senado Federal em relação à discriminação sofrida no acesso à Casa.

Comentário sobre a avaliação da vacina Sputnik pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Autor
Vanderlan Cardoso (PSD - Partido Social Democrático/GO)
Nome completo: Vanderlan Vieira Cardoso
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Elogio à pauta de votação do dia, com destaque para os Projetos de Lei nº 1343, de 2021, que dispõe sobre a autorização para que estruturas industriais destinadas à fabricação de produtos de uso veterinário sejam utilizadas na produção de vacinas contra a Covid-19 no Brasil, e nº 1136, de 2021, que prevê a obrigatoriedade de vacinação diária, inclusive aos finais de semana e feriados, como medida excepcional para controle de epidemias e em estado de calamidade pública.
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Considerações sobre os trabalhadores terceirizados do Senado Federal em relação à discriminação sofrida no acesso à Casa.
SAUDE:
  • Comentário sobre a avaliação da vacina Sputnik pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2021 - Página 49
Assuntos
Outros > SAUDE
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Matérias referenciadas
Indexação
  • ELOGIO, PAUTA, VOTAÇÃO, DESTAQUE, PROJETO DE LEI, AUTORIZAÇÃO, UTILIZAÇÃO, ESTRUTURA, ESTABELECIMENTO, INDUSTRIA, FABRICAÇÃO, PRODUTO, VETERINARIA, PRODUÇÃO, VACINA, PANDEMIA, EPIDEMIA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), OBRIGATORIEDADE, CONTINUAÇÃO, VACINAÇÃO, PROIBIÇÃO, INTERRUPÇÃO, FERIADOS, FIM DE SEMANA, ALCANCE, OBJETIVO, PLANO NACIONAL, IMUNIZAÇÃO, CONTROLE, CALAMIDADE PUBLICA.
  • COMENTARIO, TRABALHADOR, TERCEIRIZAÇÃO, SENADO, DISCRIMINAÇÃO, ACESSO.
  • COMENTARIO, ANALISE, AUTORIZAÇÃO, VACINA, AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA (ANVISA).

    O SR. VANDERLAN CARDOSO (PSD - GO. Para discutir.) – Meus cumprimentos, Presidente Rodrigo, Senadoras e Senadores.

    Sr. Presidente, eu estou muito feliz com a pauta de hoje, mas feliz mesmo, porque acho que o que todos aqui, Senadores e Senadoras, sempre quisemos é debater bons projetos, ainda mais projetos nesta época de pandemia.

    No PL 1.343, que autoriza a fabricação de vacina de Covid, eu quero aqui parabenizar o Senador Wellington Fagundes pelo projeto, que foi muito bem relatado pelo Senador Izalci Lucas. Eu quero parabenizar, porque é uma pauta positiva para o momento por que nós estamos passando.

    Também há o PL 1.136, do Senador Chico Rodrigues, muito bem relatado pela Senadora Maria do Carmo – é a primeira vez que acompanho uma leitura de um relatório feito pela Senadora Maria do Carmo, fiquei encantado com ela. E eu quero aqui parabenizar o amigo Chico Rodrigues por esse projeto – Chico, daqui eu o estou vendo – tão maravilhoso que vai praticamente obrigar a vacinação sábado, domingo, feriado, havendo vacina. Então, é uma pauta positiva.

    Eu também quero aqui me solidarizar e pegar um gancho na fala do Senador Contarato. Eu não sabia, Sr. Presidente Rodrigo, dessa questão – e me deixa até um pouco constrangido – de os prestadores de serviço estarem passando por um detector de metais, com o restante de nós passando livremente. A gente lembra até da segregação racial. Eu não consigo imaginar, por exemplo, para ir num restaurante, eu entrando por uma porta e minha esposa tendo que entrar por outra porta. Então, eu já queria pedir ao nosso amigo – como o Contarato pediu também ao Irajá, que é o nosso 1º Secretário – que corrija essas distorções, inclusive para que nós também... Eu não tenho problema nenhum em passar em detector de metal – acho que é um dever nosso –, em ter que tirar as coisas do bolso. A gente faz isso nos aeroportos. Como disseram, até o STF faz.

    Por último, Sr. Presidente, eu queria falar sobre a vacina Sputnik. Já estão comprando essa vacina 62 países! Eu acho que chegou a hora, já que existe a CPI da Covid, de chamar o pessoal da Anvisa para ver o que está acontecendo, Senador Veneziano, Senadora Kátia. O México... Eu tenho aqui uma relação de 62 países, e agora foi assinada, semana passada, com a Itália a fabricação da vacina russa na Itália. A Índia comprou 300 milhões de vacinas. É só no Brasil que existe esse problema, e nós estamos com problema de vacina! Então, está na hora de ter essa explicação. Não estou aqui para condenar os técnicos da Anvisa, mas eu acho que está havendo um excesso de zelo por parte da Anvisa em dar a autorização para que seja fabricada essa vacina no Brasil.

    Sr. Presidente, muito obrigado pela oportunidade de falar.

    Abraço a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2021 - Página 49