Pronunciamento de Paulo Paim em 25/05/2021
Discussão durante a 54ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal
Defesa da aprovação, na Câmara dos deputados, do Projeto de Lei nº 5231, de 2020, que veda a conduta de agente público ou profissional de segurança privada fundada em preconceito de qualquer natureza, notadamente de raça, origem étnica, gênero, orientação sexual ou culto. Registro do aniversário de um ano da morte de George Floyd.
Crítica à demora na vacinação contra a Covid-19. Preocupação com a variante indiana do vírus. Preocupação com o agravamento da pandemia do Estado do Rio Grande do Sul (RS), onde foi detectada a cepa do Reino Unido.
Saudação à Câmara Municipal do Rio Grande do Sul pela aprovação de moção de apoio ao Projeto de Lei nº 12, de 2021, que dispõe sobre a licença compulsória de patentes de vacinas contra a Covid-19.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discussão
- Resumo por assunto
-
LEGISLAÇÃO PENAL:
- Defesa da aprovação, na Câmara dos deputados, do Projeto de Lei nº 5231, de 2020, que veda a conduta de agente público ou profissional de segurança privada fundada em preconceito de qualquer natureza, notadamente de raça, origem étnica, gênero, orientação sexual ou culto. Registro do aniversário de um ano da morte de George Floyd.
-
SAUDE:
- Crítica à demora na vacinação contra a Covid-19. Preocupação com a variante indiana do vírus. Preocupação com o agravamento da pandemia do Estado do Rio Grande do Sul (RS), onde foi detectada a cepa do Reino Unido.
-
SAUDE:
- Saudação à Câmara Municipal do Rio Grande do Sul pela aprovação de moção de apoio ao Projeto de Lei nº 12, de 2021, que dispõe sobre a licença compulsória de patentes de vacinas contra a Covid-19.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/05/2021 - Página 33
- Assuntos
- Outros > LEGISLAÇÃO PENAL
- Outros > SAUDE
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- DEFESA, APROVAÇÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, PROJETO DE LEI, AUMENTO, PENA, VIOLENCIA ARBITRARIA, DENUNCIAÇÃO CALUNIOSA, ABUSO DE AUTORIDADE, RAÇA, GRUPO ETNICO, GENERO, RELIGIÃO, AGENTE PUBLICO, SEGURANÇA, CARATER PRIVADO, DISCRIMINAÇÃO.
- CRITICA, DEMORA, VACINAÇÃO, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PREOCUPAÇÃO, VARIANTE, PAIS ESTRANGEIRO, INDIA, REINO UNIDO, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).
- SAUDAÇÃO, CAMARA MUNICIPAL, PORTO ALEGRE (RS), APOIO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, QUEBRA, PATENTE DE INVENÇÃO, PATENTE DE REGISTRO, MEDICAMENTOS, INSUMO, VACINA, EMERGENCIA, SAUDE PUBLICA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19).
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para discutir.) – Boa noite, Presidente, Rodrigo Pacheco, Senadores e Senadoras. Parabéns aos autores e Relatores do dia de hoje: Vanderlan Cardoso, Flávio Arns, Styvenson Valentim, Irajá, Veneziano Vital do Rêgo e Marcos do Val!
Presidente, quero lembrar que hoje faz um ano do assassinato do George Floyd, lá nos Estados Unidos. Ele se tornou um símbolo na luta contra o racismo mundial. No Brasil, todos os dias, jovens negros são assassinados. A Câmara, Senador, precisa aprovar o PL 5.231, que trata da abordagem que veio do George Floyd e também do Beto, assassinado lá em Porto Alegre. O Senado já aprovou.
Sr. Presidente, na mesma linha dos senhores, doem na alma as notícias do número de mortes pela pandemia no Brasil e no mundo. É inaceitável a demora na vacinação e na adoção de medidas preventivas necessárias. Segundo a OMS, a vacinação atingiu somente 1,5 bilhão de doses aplicadas. Porém, ampliou a desigualdade. Cerca de dez países da África sequer aplicaram uma única dose. Laboratórios afirmam que seria possível imunizar a maioria da população mundial até o fim de 2021, mas os especialistas alertam que os países mais pobres só conseguiriam esse fato em 2024. Na América Latina, apenas 3% da população foi vacinada. Já ocorreu mais de 1 milhão de mortes. No Brasil, a preocupação, como os senhores falam, e está certo, é com a nova variante indiana. Não foi detectada a transmissão comunitária, mas a presença no Território brasileiro já preocupa a todos.
Presidente, no Rio Grande do Sul, 8 das 21 regiões do Estado têm alerta de agravamento da pandemia. O surgimento de novas variantes no Rio Grande do Sul, como a P1 e a cepa do Reino Unido, também colaborou para o risco de um agravamento ou de uma nova onda, como aqui nós estamos falando.
Quero saudar, Presidente, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que aprovou uma moção de apoio ao Senado pela aprovação do PL 12, que trata da licença compulsória de patente de vacinas para assegurar vacina para todos. A iniciativa foi da Vereadora Reginete Bispo. Oxalá, outras câmaras de vereadores do País façam o mesmo, para que a Câmara dos Deputados aprove o mais rápido possível o projeto.
O PL 12 teve repercussão mundial. O Senado do Brasil se posicionou. As nações precisam fazer um pacto de solidariedade. É urgente o licenciamento compulsório de patentes de vacinas. O Brasil precisa apoiar. Olhar humanitário é do que precisamos. Basta de individualismo! O Planeta não pode continuar padecendo. Políticas humanas não têm fronteira. Vacina para todos já! A vida acima, sempre, do lucro.