Pela ordem durante a 132ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios à aprovação do Projeto de Lei (PL) n° 2753, de 2021, que "Acrescenta dispositivo à Lei nº 13.992, de 22 de abril de 2020, que suspende por 120 (cento e vinte) dias, a contar de 1º de março do corrente ano, a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)".

Registro da inauguração do maior hospital oftalmológico da America Latina, na cidade de Cuiabá, que, junto com a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, proporcionará uma maior oportunidade de realizar ajuda filantrópica, visando o bem-estar da população.

Comentário sobre criação da Subcomissão de proteção ao Pantanal. Preocupação com a situação dos animais no Pantanal em virtude da seca que assola a região. Comentário acerca da publicação, no jornal Folha de São Paulo, de matéria produzida pela agência BBC News Brasil com o título "Animais do Pantanal aprendem a mendigar para sobreviver na seca". Defesa da aprovação do Estatuto do Pantanal, Projeto de Lei nº 5482, de 2020.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Saúde Pública:
  • Elogios à aprovação do Projeto de Lei (PL) n° 2753, de 2021, que "Acrescenta dispositivo à Lei nº 13.992, de 22 de abril de 2020, que suspende por 120 (cento e vinte) dias, a contar de 1º de março do corrente ano, a obrigatoriedade da manutenção das metas quantitativas e qualitativas contratualizadas pelos prestadores de serviço de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)".
Saúde Pública:
  • Registro da inauguração do maior hospital oftalmológico da America Latina, na cidade de Cuiabá, que, junto com a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, proporcionará uma maior oportunidade de realizar ajuda filantrópica, visando o bem-estar da população.
Proteção aos Animais, Recursos Hídricos, Vegetação Nativa:
  • Comentário sobre criação da Subcomissão de proteção ao Pantanal. Preocupação com a situação dos animais no Pantanal em virtude da seca que assola a região. Comentário acerca da publicação, no jornal Folha de São Paulo, de matéria produzida pela agência BBC News Brasil com o título "Animais do Pantanal aprendem a mendigar para sobreviver na seca". Defesa da aprovação do Estatuto do Pantanal, Projeto de Lei nº 5482, de 2020.
Publicação
Publicação no DSF de 15/10/2021 - Página 29
Assuntos
Política Social > Saúde > Saúde Pública
Meio Ambiente > Proteção aos Animais
Meio Ambiente > Recursos Hídricos
Meio Ambiente > Vegetação Nativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • ELOGIO, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, SUSPENSÃO, PRAZO DETERMINADO, OBRIGATORIEDADE, ALCANCE, RESULTADO, INTEGRALIDADE, PAGAMENTO, CONTRATO, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, SAUDE, AMBITO, SISTEMA UNICO DE SAUDE (SUS), GARANTIA, REPASSE, VALORES.
  • REGISTRO, INAUGURAÇÃO, HOSPITAL, OFTALMOLOGIA, CUIABA (MT), SANTA CASA DE MISERICORDIA, RONDONOPOLIS (MT), AUXILIO, FILANTROPIA, POPULAÇÃO.
  • COMENTARIO, CRIAÇÃO, SUBCOMISSÃO, SENADO, MEIO AMBIENTE, PANTANAL MATO-GROSSENSE, PREOCUPAÇÃO, SITUAÇÃO, ANIMAL NATIVO, AUSENCIA, AGUA, VEGETAÇÃO NATIVA, PUBLICAÇÃO, FOLHA DE S.PAULO, ARTIGO DE IMPRENSA, AGENCIA DE NOTICIAS, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, ESTATUTO.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT. Pela ordem. Por videoconferência.) – Sr. Presidente, eu gostaria de, mais uma vez, aqui parabenizar todos os Parlamentares, os Senadores por estarmos votando aqui mais um projeto que beneficia as nossas filantrópicas do Brasil.

    Conforme eu falei ontem, nós tivemos a oportunidade de inaugurar, na cidade de Cuiabá, o maior hospital da América Latina, um hospital oftalmológico, o hospital Lions, de visão.

    Com isso, é mais uma oportunidade que nós teremos também de ajudar a todas as filantrópicas. E aí destaco as Santas Casas de Misericórdia, em especial a Santa Casa de Misericórdia de Rondonópolis, a minha cidade, que é uma entidade também que tem como mantenedora o Rotary Club. Então, os clubes de serviço prestam esse relevante trabalho à sociedade.

    E ainda, Sr. Presidente, eu gostaria de destacar – já é sexta-feira praticamente – que amanhã teremos aqui também uma atividade muito grande, em que o nosso foco, principalmente com a criação da Subcomissão, é o meio ambiente em relação ao Pantanal, que nos traz ainda muita preocupação, porque o Pantanal Mato-Grossense está sofrendo muito as consequências do que foi o ano passado com as queimadas, que destruíram grande parte da nossa fauna e da nossa flora. E, este ano, nós estamos vivendo uma seca intensa, com falta de água até para as pessoas que vivem no Pantanal. Os animais estão vivendo uma situação extremamente preocupante, porque faltar água é algo inimaginável por o Pantanal ser a maior área alagável do mundo, um patrimônio da humanidade.

    E, agora, há poucos dias, a Folha de S.Paulo publicou um material que foi produzido pela agência BBC News Brasil com o título "Animais do Pantanal aprendem a 'mendigar [...]' para sobreviver na seca". Isto mesmo, Sr. Presidente: os animais do Pantanal estão mendigando alimentos. Pode até parecer algo surrealista, algo sem lógica alguma, mas é a realidade nua e crua. Em um dos maiores santuários ecológicos do planeta, onde a vida teria que ser abundante, o que sobressai nos dias de hoje, infelizmente, é a fome.

    E, esta semana também, numa entrevista que concedi à Folha de S.Paulo, reafirmei, na condição de Presidente dessa Subcomissão do Pantanal, que vamos nos dedicar para que o Estatuto do Pantanal seja concluído nos próximos meses. É difícil, mas é uma tarefa que não pode esperar.

    E aí, inclusive, quero pedir a V. Exa., como Presidente, porque precisamos trazer uma normatização jurídica para o nosso Pantanal, para dizer o que pode e o que não pode. Hoje, mais de 90%, 93% do território pantaneiro são da iniciativa privada, que tem a responsabilidade de cuidar, mas não temos uma legislação clara. Inclusive, a Procuradoria-Geral da República até questionou o Congresso Nacional, querendo alegar, inclusive, a possibilidade de, enquanto não aprovarmos o Estatuto do Pantanal, o Pantanal ser regido pela Mata Atlântica, que é outro bioma completamente diferente. Por isso, Sr. Presidente, eu quero aqui, então, dizer que precisamos, sem dúvida nenhuma, aprovar o Estatuto do Pantanal. E conto com V. Exa. e com todos os nossos Senadores para que possamos trazer esse regramento jurídico.

    É isso, Sr. Presidente.

    E tenho certeza de que temos muito trabalho a fazer pela frente para proteger esse que é um patrimônio da humanidade, um patrimônio do Brasil, em que nós temos que dar o exemplo. Afinal de contas, o Brasil tem muitos bons exemplos, e não pode ser que, por uma questão como esta de falta de política pública, nós deixaremos as nossas futuras gerações sem poderem contemplar as belezas do Pantanal.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/10/2021 - Página 29