Discurso durante a 98ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com o crescente número de jovens brasileiros que não trabalham nem estudam. Defesa da aprovação do Projeto de Lei nº 5228, de 2019, que institui a Nova Lei do Primeiro Emprego, e do Projeto de Lei Complementar nº 274, 2019, que institui o Micro Empreendedor Jovem, ambos de autoria de S. Exa.

Convite à 6ª edição do Futebol Solidário do Tocantins, evento que acontece em Palmas-TO.

Autor
Irajá (PSD - Partido Social Democrático/TO)
Nome completo: Irajá Silvestre Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Educação, Fomento ao Trabalho:
  • Preocupação com o crescente número de jovens brasileiros que não trabalham nem estudam. Defesa da aprovação do Projeto de Lei nº 5228, de 2019, que institui a Nova Lei do Primeiro Emprego, e do Projeto de Lei Complementar nº 274, 2019, que institui o Micro Empreendedor Jovem, ambos de autoria de S. Exa.
Desporto e Lazer:
  • Convite à 6ª edição do Futebol Solidário do Tocantins, evento que acontece em Palmas-TO.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/2023 - Página 39
Assuntos
Política Social > Educação
Política Social > Trabalho e Emprego > Fomento ao Trabalho
Política Social > Desporto e Lazer
Matérias referenciadas
Indexação
  • PREOCUPAÇÃO, CRESCIMENTO, NUMERO, JUVENTUDE, BRASIL, AUSENCIA, TRABALHO, ESTUDO, DEFESA, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, REFERENCIA, EMPREGO, EMPREENDIMENTO.
  • CONVITE, BANCADA, SENADO, EVENTO, FUTEBOL, SOLIDARIEDADE, LOCAL, PALMAS (TO).

    O SR. IRAJÁ  (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - TO. Para discursar.) – Sr. Presidente, Sras. Senadoras, Srs. Senadores, eu gostaria de falar aqui hoje de um grave problema social, humanitário e também econômico, que é a situação dos jovens nem-nem do Brasil: nem trabalham, nem estudam. Já trouxemos essa questão para esta Casa, mas a cada dia o problema fica ainda mais grave.

    Recentemente, a OCDE divulgou um relatório apontando que, dentre 37 países, o Brasil é o segundo com a maior proporção de jovens nem-nem – nem trabalham, nem estudam –, que são de suma importância para o nosso país. Esses dados são alarmantes e devem servir como um chamado à ação para todos nós aqui do Senado Federal. Os jovens são a espinha dorsal de qualquer sociedade, são o nosso amanhã, são sinônimos de inovação, de energia, de evolução e do desejo de moldar o mundo ao seu redor. No entanto, quando uma parcela significativa dessa geração se encontra em uma situação de desalento, sem perspectiva, sem estímulo, sem apoio, estamos desperdiçando um recurso valioso que poderia estar sendo impulsionado e que poderia estar impulsionando o crescimento econômico e o desenvolvimento social do país.

    As razões por trás dessa situação são complexas e variadas. Questões como falta de acesso à educação de qualidade, falta de oportunidades de emprego, desigualdade social e econômica, entre outros fatores contribuem para essa realidade preocupante. Mas, em vez de ficarmos desanimados por essas estatísticas, devemos olhar para elas como um desafio que podemos e devemos enfrentar. Para desbloquear o potencial dos jovens nem-nem, precisamos adotar uma abordagem abrangente e também colaborativa. O ponto de partida, obviamente, é uma educação de qualidade e programas de capacitação profissional, mas também passa por incentivar o empreendedorismo, reduzir a burocracia para que os jovens possam abrir as suas empresas, promover parcerias público-privadas com foco em programas de estágios, de treinamentos e em programas e projetos colaborativos, ou ainda oferecer o valioso suporte de mentoria e aconselhamento.

    O Governo Federal já destacou a importância de garantir a formação dos jovens para o mercado de trabalho, por meio de uma política nacional de educação profissional e tecnológica. Em uma alternativa, seria o Poupança Jovem, que é um programa que prevê destinar uma poupança de R$5 mil para jovens que concluíram o ensino médio, ou, por alguns também chamado, o segundo grau. O incentivo é tanto para que os jovens concluam o seu ciclo escolar como também para que continuem seguindo adiante nos estudos. E, claro, levando a máxima de que, para sermos alguém na vida, nós precisamos sempre, continuamente, estudar. Essa é uma ótima ideia, e por isso sugerimos um projeto de lei que a torna ainda mais efetiva.

    A nossa proposta é que os jovens possam destinar os R$5 mil do Poupança Jovem para a sua qualificação profissional. É o que estamos chamando de PL da nova lei do primeiro emprego, Projeto de Lei nº 5.229, de 2019, de minha autoria, que foi aprovado aqui pelo Senado Federal por unanimidade e que está lá na Câmara dos Deputados há já dois anos aguardando a pauta para ser apreciado.

    Outra proposta do nosso mandato é o Microempreendedor Jovem, PLP 274, de 2019, que está em tramitação aqui no Senado e que pode funcionar junto com o Poupança Jovem, para que os jovens apliquem esse benefício para abrir um pequeno negócio e começar a empreender, atuando justamente nessa faixa de brasileiros até 29 anos de idade. E olhem que nós estamos falando aqui, Sr. Presidente, de 16 milhões de jovens no Brasil que nem trabalham e nem estudam. Um universo equivalente a um Bolsa Família, do tamanho e da dimensão de um Bolsa Família, para que os senhores e as senhoras possam ter uma noção do quão complexo é esse tema.

    Em conclusão, a situação dos jovens nem-nem no Brasil é um desafio que não podemos mais ignorar. Precisamos trabalhar juntos para criar um ambiente propício para que esses jovens possam desenvolver seus talentos, habilidades e ambições. Peço a ajuda de todos vocês, Senadoras e Senadores, para transformar essa realidade preocupante em uma história de sucesso.

    Cada jovem tem o potencial de fazer grandes contribuições para a nossa sociedade. Vamos todos nos unir para garantir que eles tenham as oportunidades necessárias para brilhar e construir um futuro melhor para si mesmos e também para todo o Brasil como um todo.

    Muito obrigado, Sr. Presidente. E finalizo aqui, aproveitando este momento, para reforçar um convite aos colegas Senadoras, às colegas Senadores, aos Parlamentares também, colegas da Câmara Federal, para um grande evento que nós estamos realizando neste final de semana em Palmas, o 6º Futebol Solidário do Tocantins. Um evento já consolidado no calendário do nosso estado, que eu tive a alegria de poder idealizar já há dez anos, na primeira edição quando nós realizamos em 2013. Ao longo dessas seis edições, nós já arrecadamos mais de 200 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 40 entidades beneficentes do estado, e muitas dessas entidades são assistidas em quase seis meses de comida.

    É apenas um jogo comemorativo no qual vão os ídolos do futebol brasileiro, ex-atletas, ex-jogadores do Corinthians, do Flamengo, do Palmeiras e de tantos clubes consagrados do futebol brasileiro, da seleção brasileira, que doam espontaneamente o seu tempo, não cobram cachê, participam num jogo amistoso, recreativo, no qual os fãs que vão ao estádio trocam o ingresso pela doação de quilos de alimentos, e assim a gente consegue uma ação tão grandiosa.

    Nesta edição, nós já estamos batendo a casa de 70 toneladas de alimentos, e certamente vamos superar a edição passada, que foram 78 toneladas, e o nosso desafio é chegar a 100 toneladas de alimentos, para atender o máximo de famílias carentes do Estado de Tocantins. E fica aqui o meu convite para que todos possam participar desse grande evento em prol das famílias beneficiadas do estado, porque nós sabemos que quem tem fome tem pressa, e nós precisamos colaborar. Cada um fazendo a sua parte, desde o cidadão comum lá no Tocantins, em Palmas, no interior, que vai ao estádio para ver seu ídolo jogar, poder ter a oportunidade de tirar uma foto, e ele troca o ingresso por 2kg de alimento, também as pessoas que colaboram com 5kg, com 10kg, as empresas que dão 100kg, 1.000kg.

    Toda ajuda é bem-vinda numa ação solidária como é essa iniciativa, de minha autoria, o 6º Futebol Solidário do Tocantins.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/2023 - Página 39