Pronunciamento de Esperidião Amin em 08/11/2023
Pela ordem durante a 169ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Homenagem ao Ex-Senador Roberto Rocha, relator da PEC nº 110/2019, incorporada pela PEC nº 45/2019, que "Altera o Sistema Tributário Nacional".
- Autor
- Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
- Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Homenagem,
Tributos:
- Homenagem ao Ex-Senador Roberto Rocha, relator da PEC nº 110/2019, incorporada pela PEC nº 45/2019, que "Altera o Sistema Tributário Nacional".
- Publicação
- Publicação no DSF de 09/11/2023 - Página 82
- Assuntos
- Honorífico > Homenagem
- Economia e Desenvolvimento > Tributos
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- HOMENAGEM, EX-SENADOR, ROBERTO ROCHA, RELATORIA, REFORMA TRIBUTARIA.
O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Pela ordem.) – Eu gostaria de concordar com as palavras do Senador Otto Alencar para realçar o esforço e só queria acrescentar duas circunstâncias: a primeira é que ele se dedicou a esse assunto com extremo espírito público, vivendo momentos de tensão e dor pessoal.
Desculpa por lembrar isso, mas o senhor, Senador Roberto Rocha, teve a capacidade de sublimar a tensão, a dor de pai que V. Exa. vivia e viveu, dedicando-se a esta causa da reforma tributária com a emenda. E aí uma pequena retificação: o primeiro signatário da emenda constitucional da reforma tributária foi o Senador Davi Alcolumbre, que era o Presidente do Senado quando foi deflagrada a Emenda Constitucional 100, que recebeu a relatoria do Senador Roberto Rocha. E realmente não chegamos a votar, mas a PEC 45 teve apensada, como o primeiro, digamos assim, parceiro legiferante à Emenda Constitucional 100.
Então eu queria secundar as palavras do Senador Otto Alencar, para registrar também, como testemunha que fui da dedicação do Senador Roberto Rocha. E me permita dizer, de alguma forma, executando o texto poético do Fernando Pessoa, que diz: "Para passar além do Bojador, é preciso passar também além da dor. Deus, abismo e perigo ao mar deu, mas foi nele que espelhou o céu".
Como todos os ideais que nós devemos abraçar.