Pronunciamento de Eduardo Gomes em 09/09/2025
Discurso durante a 112ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Administrador e celebrar o Jubileu de Diamante (60 anos) da regulamentação da profissão de administrador e da criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Administração.
Registro de projetos de autoria do orador em defesa da profissão, como validação de diplomas e fortalecimento da governança. Enaltecimento de lideranças regionais e nacionais da Administração, com menção especial ao Tocantins. Compromisso do Senado em apoiar a valorização da graduação e a proteção de cargos da categoria. Apresentação do PL nº 4.486/2025, que regulamenta a atuação de tecnólogos em áreas ligadas à Administração.
Comentário sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4486, de 2025, que "Regulamenta o exercício da profissão de Tecnólogo nas áreas conexas à administração, abrangidas pela fiscalização do Conselho Federal de Administração e dos Conselhos Regionais de Administração (Sistema CFA/CRAs) e dá outras providências”.
- Autor
- Eduardo Gomes (PL - Partido Liberal/TO)
- Nome completo: Carlos Eduardo Torres Gomes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Data Comemorativa,
Homenagem:
- Sessão Especial destinada a comemorar o Dia do Administrador e celebrar o Jubileu de Diamante (60 anos) da regulamentação da profissão de administrador e da criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Administração.
-
Desenvolvimento Regional,
Regulamentação Profissional:
- Registro de projetos de autoria do orador em defesa da profissão, como validação de diplomas e fortalecimento da governança. Enaltecimento de lideranças regionais e nacionais da Administração, com menção especial ao Tocantins. Compromisso do Senado em apoiar a valorização da graduação e a proteção de cargos da categoria. Apresentação do PL nº 4.486/2025, que regulamenta a atuação de tecnólogos em áreas ligadas à Administração.
-
Regulamentação Profissional:
- Comentário sobre o Projeto de Lei (PL) n° 4486, de 2025, que "Regulamenta o exercício da profissão de Tecnólogo nas áreas conexas à administração, abrangidas pela fiscalização do Conselho Federal de Administração e dos Conselhos Regionais de Administração (Sistema CFA/CRAs) e dá outras providências”.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/09/2025 - Página 7
- Assuntos
- Honorífico > Data Comemorativa
- Honorífico > Homenagem
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Política Social > Trabalho e Emprego > Regulamentação Profissional
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, DIA NACIONAL, CATEGORIA PROFISSIONAL, ADMINISTRADOR, REGULAMENTAÇÃO, PROFISSÃO, CRIAÇÃO, CONSELHO FEDERAL, CONSELHO REGIONAL, ADMINISTRAÇÃO.
- DEFESA, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, REGULAMENTAÇÃO, EXERCICIO PROFISSIONAL, TECNOLOGO, FISCALIZAÇÃO, CONSELHO FEDERAL, CONSELHO REGIONAL, ADMINISTRAÇÃO.
- APRESENTAÇÃO, COMENTARIO, APOIO, ORADOR, PROJETO DE LEI, ATIVIDADE PROFISSIONAL, ADMINISTRADOR, GOVERNANÇA PUBLICA, VALIDAÇÃO, DIPLOMA, CURSO SUPERIOR, ESTUDANTE, ADMINISTRAÇÃO, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DO TOCANTINS (TO).
O SR. EDUARDO GOMES (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - TO. Para discursar.) – Bom dia a todas as pessoas e aos administradores que assistem a esta sessão aqui, presencialmente, e aos que acompanham pela TV Senado, pelas redes sociais.
Os meus cumprimentos ao Presidente desta sessão, Senador Izalci Lucas, grande defensor desta categoria profissional e de tantas outras ligadas à gestão pública e privada de qualidade.
Cumprimento o nosso também Senador requerente Alan Rick, que tem um papel destacado nesta Casa e na Presidência de importantes Comissões e valoriza muito os profissionais deste país das diversas profissões, mas, em especial, o administrador, nesta data em que comemoramos os 60 anos do Conselho Federal de Administração.
Cumprimento o Presidente do Conselho Federal de Administração, Leonardo José Macedo, com quem temos uma excelente relação, desde os tempos de Liderança do Governo no Congresso Nacional; o Sr. Presidente do Conselho Regional de Administração do Distrito Federal, entidade anfitriã aqui da nossa capital federal, Hélio Queiroz da Silva; o Sr. Presidente-Geral da comissão das homenagens do jubileu de diamante e Vice-Presidente Gilmar Camargo de Almeida. Cumprimento também o nosso Diretor Administrativo e Financeiro das Câmaras do Conselho Federal de Administração, Francisco Almeida Costa, conhecido também como Chiquinho, nosso amigo, da cidade de Pequizeiro, no Tocantins, cidadão palmense, uma figura muito presente nas batalhas do Conselho Federal de Administração.
Queria também fazer um cumprimento especial aos meus conterrâneos tocantinenses, o Diretor do Conselho Federal de Administração, Francisco Almeida Costa, o Chiquinho, de quem já acabei de falar aqui; a nossa Presidente do CRA., Evaleda Linhares Nunes, primeira mulher eleita para comandar o Conselho Regional de Administração do meu estado, do Estado do Tocantins, do nosso estado; o meu querido amigo Rogério Ramos, que tem um papel destacado também na defesa da profissão, em tantos momentos que trouxe aqui – para relembrar alguns –, em defesa da profissão de administrador; Jener Moraes; amigos de todo o Brasil que vieram prestigiar esta sessão.
Não é exatamente, o que faço aqui, um pronunciamento sobre o histórico da profissão e seus novos desafios, mas uma agenda, Presidente Izalci, que conta com um trabalho já constante do nosso gabinete – e não só do gabinete nosso, de Parlamentar pelo Estado do Tocantins, mas dos cargos que ocupei como Líder do Governo no Congresso Nacional –, dando apoio institucional à profissionalização e aos desafios do Conselho Regional de Administração do meu estado e do país, desde a inclusão dos profissionais de marketing, por meio de uma emenda ao PLC 1.944, de 2007, à defesa contra a privatização dos conselhos e seus desafios, sempre num debate constante, numa interlocução constante.
Todas as vezes em que fui convocado ao conselho, estive presente nas plenárias, para ajudar nos desafios legislativos.
Autoria do Projeto nº 2.992, de 2019, que aborda a validação de diplomas de educação superior que foram expedidos de forma irregular. A proposta busca resolver a situação de mais de 200 mil estudantes.
Fortalecimento da governança pública, no PL 5.898, de 2019, que foca a melhoria na política de governança da administração pública federal, com ênfase na gestão de riscos na integridade.
Proteção do cargo de Vogal Administrador na MPV nº 876, de 2019.
Valorização da graduação em concursos em vista ao Conselho Federal de Administração, onde manifestei meu apoio também.
E agora, também nos desafios de melhoria de ambiente, fazendo a observação de que, em vários momentos do país, o país se valeu do administrador para resolver questões nas mais diversas matrizes. Já tivemos administradores como Ministro da Saúde, como Ministro da Fazenda, em algumas oportunidades, Ministro da Economia, sempre dando uma característica de interlocução, de visão global, de visão de gestão, mas com foco nas pessoas.
Então, há sempre uma característica – posso dizer porque tenho uma filha que é administradora – do administrador de ser uma espécie de clínico do ambiente público de gestão e também um profissional qualificado, no setor privado, para alavancar qualquer que seja o empreendimento.
Por isso, o meu compromisso nesses 60 anos, o compromisso do Presidente desta Casa, Senador Davi Alcolumbre, da Mesa Diretora, do Senador Alan Rick, do Senador Izalci, da grande maioria dos Senadores e Senadoras em apoiar essa profissão, uma profissão tão delicada e tão organizada que quem conhece a rotina desta Casa sabe o quanto foi difícil marcar a sessão exatamente no dia em que se comemora. Se você for olhar as outras, há uma série de demandas, mas até nisso o administrador foi cuidadoso. (Palmas.)
E, para encerrar, como aniversário tem que ter presente e tem que ter desafio, coloco à disposição de V. Exas., os Senadores, e também de todos os administradores e administradoras do país, o Projeto de Lei nº 4.486, de 2025, portanto da data de ontem, que já está no sistema, com número, aguardando relatoria – espero que o Relator esteja aí na mesa – que regulamenta o exercício da profissão de tecnólogo nas áreas conexas à administração... (Palmas.) abrangidas pela fiscalização do Conselho Federal de Administração e dos Conselhos Regionais de Administração (Sistema CFA/CRAs) e dá outras providências.
É da nossa autoria, mas é da autoria de todos os 81 Senadores e eu tenho certeza de que essa passa a ser a nossa grande batalha para, quem sabe, já comemorar a sanção e aprovação desse projeto – que vai à Câmara e volta – antes do aniversário dos 61 anos.
Muito obrigado a todos.
Grande abraço.