Pronunciamento de Dra. Eudócia em 17/12/2025
Discurso durante a 198ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Demonstrativo das atividades parlamentares de S. Exa. em 2025, com ênfase na apresentação e no acompanhamento de projetos voltados ao fortalecimento das políticas públicas de saúde e ao desenvolvimento de novos tratamentos médicos.
- Autor
- Dra. Eudócia (PL - Partido Liberal/AL)
- Nome completo: Eudocia Maria Holanda de Araujo Caldas
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca },
Atividade Política,
Combate a Epidemias e Pandemias,
Desenvolvimento Regional,
Investimento Público,
Mulheres,
Pesquisa Científica,
Processo Legislativo,
Saúde Pública,
Transparência e Governança Públicas { Modernização Administrativa , Desburocratização },
Tributos,
Turismo:
- Demonstrativo das atividades parlamentares de S. Exa. em 2025, com ênfase na apresentação e no acompanhamento de projetos voltados ao fortalecimento das políticas públicas de saúde e ao desenvolvimento de novos tratamentos médicos.
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/12/2025 - Página 45
- Assuntos
- Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
- Outros > Atividade Política
- Política Social > Saúde > Combate a Epidemias e Pandemias
- Economia e Desenvolvimento > Desenvolvimento Regional
- Outros > Investimento Público
- Política Social > Proteção Social > Mulheres
- Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática > Pesquisa Científica
- Jurídico > Processo > Processo Legislativo
- Política Social > Saúde > Saúde Pública
- Administração Pública > Transparência e Governança Públicas { Modernização Administrativa , Desburocratização }
- Economia e Desenvolvimento > Tributos
- Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Turismo
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- BALANÇO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, APROVAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, MARCO REGULATORIO, VACINA, CANCER.
- COMENTARIO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, AUTORIA, ORADOR, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, UNIDADE DE SAUDE, OBRIGATORIEDADE, PRESENÇA, ATENDIMENTO, MEDICO, ESPECIALIDADE, SAUDE, CRIANÇA, ADOLESCENTE.
- COMENTARIO, APRESENTAÇÃO, PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, ISENÇÃO, IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO, INCIDENCIA, COMERCIALIZAÇÃO, MEDICAMENTOS, INSUMO, PRODUTO, EQUIPAMENTOS, PESQUISA, AREA, MEDICINA, TRATAMENTO, CANCER.
- COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, RELATORIA, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, POLITICA NACIONAL, COMBATE, DOENÇA, PAPILOMAVÍRUS HUMANO (HPV), ATIVIDADE, PREVENÇÃO, VACINAÇÃO, DIAGNOSTICO, EXAME MEDICO, TRATAMENTO MEDICO, OFERTA, ACOMPANHAMENTO, PARCEIRO, PACIENTE, DEFINIÇÃO, DIRETRIZ, DEBATE, ORGÃO PUBLICO, SOCIEDADE CIVIL, INSTITUIÇÃO DE PESQUISA, DIVULGAÇÃO, CANCER, ACESSO, INFORMAÇÕES, AMPLIAÇÃO, INICIATIVA, INCENTIVO, NOTIFICAÇÃO, PESQUISA CIENTIFICA.
- COMENTARIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, RELATORIA, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, DIA NACIONAL, MES, NOVEMBRO, CONSCIENTIZAÇÃO, ANTECIPAÇÃO, PARTO, NASCIMENTO, CRIANÇA, ATUAÇÃO, PODER PUBLICO, CRITERIOS, ACOMPANHAMENTO, TRATAMENTO MEDICO, GARANTIA, SAUDE.
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL. Para discursar.) – Sr. Presidente, colegas Senadoras e Senadores, quero mandar o meu abraço a quem nos acompanha pela TV Senado e nas redes sociais, especialmente para o meu povo de Alagoas.
Sr. Presidente, estamos chegando ao fim deste ano de 2025 com a certeza de que trabalhamos muito para melhorar a vida das pessoas por todo o Estado de Alagoas. Com muita dedicação, estivemos ao lado da população todos os dias, ouvindo demandas, dialogando, produzindo projetos e fazendo entregas importantes para o povo.
Sou médica por formação, uma profissão que exerço com muito orgulho e responsabilidade há quase 40 anos. Por isso, trago a saúde como a grande bandeira na minha trajetória na vida pública. Com enorme felicidade, iniciamos o programa Olhar da Gente, que está devolvendo a visão a mais de 10 mil pacientes com catarata, uma política pública que beneficia moradores de 29 cidades, em parceria com as prefeituras, para realizar as triagens em seus municípios. Todas as cirurgias, Sr. Presidente, acontecem no Hospital da Cidade, que é o primeiro hospital público da história de Maceió, sendo o mais moderno e eficiente equipamento de saúde em todo o Nordeste brasileiro. Um projeto transformador na vida das pessoas, que iremos continuar em 2026.
Desde que cheguei a esta Casa, tenho defendido que o Brasil participe das pesquisas que já acontecem em diversos países.
Para chegarmos à tão sonhada vacina contra o câncer, pude representar o Parlamento brasileiro para ver de perto o desenvolvimento de algumas dessas pesquisas na China, na Rússia e no Reino Unido. Vi de perto o quanto os trabalhos estão avançados, com testes em andamento no Reino Unido e previstos para serem iniciados na Rússia já no ano que se aproxima.
Quero aqui ressaltar que eu fico muito feliz em saber que o Ministério da Saúde esteve, na semana passada, no Reino Unido, com o Dr. Tim, que é o chefe da pesquisa da vacina contra o câncer em Oxford, no Oxford Centre, que é um serviço de oncologia. Eu tive a alegria de receber uma ligação de uma colega do Ministério da Saúde, dizendo que foi assinado um termo de compromisso junto ao Oxford Centre para trazer essa vacina para o nosso país, assim que passar por todos os trâmites lá, no Reino Unido. Fiquei muito feliz com essa notícia, porque essas vacinas que estão em estudo não são só vacinas terapêuticas, o que já é um avanço biotecnológico gigante.
Existem vacinas também para evitar que uma determinada pessoa desenvolva o câncer através do estudo genético, detectando as alterações genéticas do paciente e fazendo a vacina personalizada, para que aquele paciente que tem tendência, que mostra a genotipagem do câncer, possa desenvolver essa doença. Então, é motivo de muita alegria saber que a minha bandeira, que eu levantei aqui desde o início do meu mandato, neste ano de 2025, está ecoando. E mais importante ainda é saber que o Ministério da Saúde está acompanhando o meu trabalho e, por esse meu trabalho, foi lá no Reino Unido e fez essa carta, para trocar experiências técnicas e trazer essa vacina aqui para o nosso país.
Com o coração cheio de felicidade e esperança, aprovamos o nosso projeto de lei que cria o marco regulatório da vacina contra o câncer. Daremos a oportunidade para que os cientistas brasileiros possam participar das investigações clínicas em grandes centros internacionais. Isso vai assegurar que nosso país esteja na vanguarda mundial da pesquisa científica oncológica.
Sr. Presidente, caros Senadoras e Senadores, neste meu primeiro ano de Senado, pude apresentar 18 projetos de lei para apreciação da Casa. Em todos, eles pude contar sempre com a solidariedade, a compreensão e o companheirismo das colegas e dos colegas desta Casa. Agradeço a cada uma e a cada um que fizeram relatórios ou apresentaram contribuições aos textos originais. Todos são importantes, mas eu queria destacar o Projeto de Lei 4.305, que busca aumentar o número de pediatras no setor público, e o PL 2.716, que confere isenção aos impostos de importação incidentes sobre a comercialização de insumos, produtos, dispositivos e equipamentos a serem utilizados para pesquisas em oncologia clínica.
E quero aqui ressaltar que o Projeto de Lei 4.305, que busca aumentar o número de pediatras na rede primária, tem como Relatora a minha querida amiga Senadora Damares, que fez um brilhante relatório. Parabéns, minha querida, pelo seu relatório! As crianças te agradecem e os pais dessas crianças te agradecem também, porque, através da minha autoria, através do seu relatório, nós iremos juntas salvar inúmeras crianças do nosso país. Por isso que eu conto, mais uma vez, Senadora Damares – com você eu já contei, minha amiga, e lhe sou muito grata pela sua participação nesse brilhante relatório –, com a ajuda dos colegas Senadores, das colegas Senadoras, para que a gente possa aprovar, na Comissão de Assuntos Econômico, esse seu projeto, Senadora Damares. Parabéns, amiga, por você sempre estar ao lado das crianças brasileiras! Parabéns!
E eu quero também, continuando aqui a minha prestação de contas – na verdade, isso tudo que eu estou colocando agora é uma prestação de contas dos meus 12 meses de mandato aqui no Senado –, dizer que recebi a incumbência de fazer a relatoria para 15 outros projetos. Resumidamente, fui autora de 18 projetos e Relatora de 15 projetos, sobre os quais me dediquei com toda a atenção e cuidado que exigiram. Tenham certeza de que empreguei meus melhores esforços para que pudessem avançar da melhor forma possível, especialmente aqueles já convertidos na Lei nº 15.174, de 2025, que institui a Política Nacional de Enfrentamento da Infecção por HPV, e na Lei nº 15.198, de 2025, que dispõe sobre ações relacionadas ao enfrentamento do parto prematuro e institui o Novembro Roxo, o Dia Nacional da Prematuridade e a Semana da Prematuridade, porque o número de partos prematuros no nosso país aumenta avassaladoramente.
(Soa a campainha.)
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) – Nós temos que conscientizar essas mães a fazerem o pré-natal, conscientizar os nossos colegas – já estou terminando, Sr. Presidente – a orientarem as mães no primeiro trimestre para que elas façam todo o pré-natal e possam evitar que o seu bebê nasça de parto prematuro.
Sr. Presidente, nesse meu ciclo inicial aqui no Senado Federal, entregamos 45 emendas, fazendo o nosso trabalho chegar a todas as regiões de Alagoas. Foram R$50 milhões destinados a obras e ações em diversos setores, como: infraestrutura urbana, fortalecimento da cadeia turística, apoio à atividade rural, desenvolvimento sustentável e atendimento à saúde, recursos que, certamente, ajudaram muitas prefeituras a chegar na vida da população.
(Soa a campainha.)
A SRA. DRA. EUDÓCIA (Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - AL) – É com a serenidade do dever cumprido e a certeza de que ainda temos muito a fazer que vamos seguir trabalhando mais a cada dia.
Agradeço aos meus colegas e minhas colegas aqui no Senado por todo o apoio que obtive ao longo desses meses. Quero agradecer, especialmente, ao meu querido Presidente Davi Alcolumbre, por toda a abertura, por toda a parceria aqui no Senado Federal, e ao povo alagoano, especialmente, que sempre está ao meu lado, com sugestões e trocas que fazem a diferença para o exercício Parlamentar. Acima de tudo, agradeço ao nosso Deus pela oportunidade de ser uma ferramenta de Sua misericórdia e bondade a favor da população.
Quero agradecer, Sr. Presidente, por mais uma fala e quero mandar um abraço especial para todo o povo alagoano, para todos os brasileiros e brasileiras, e desejar a todos, antecipadamente, um feliz e abençoado Natal e um ano novo cheio de esperança, de prosperidade e de bênçãos.
Um grande abraço a todos.