Discussão durante a 79ª Sessão Deliberativa Remota, no Senado Federal

Manifestação de pesar pela morte da Consultora Legislativa do Senado Fabiana Queiroz em decorrência da Covid-19. Apresentação de pêsames à família e de solidariedade a todos que perderam entes queridos durante a pandemia.

Defesa da aprovação pelo Senado do Projeto de Lei nº 12, de 2021, que retornou da Câmara dos Deputados e trata sobre a quebra de patentes com vistas a incrementar a vacinação das pessoas contra a Covid-19.

Elogio à economista Vilma da Conceição Pinto, primeira mulher negra a assumir o cargo de Diretora do Instituto Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal.

Autor
Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
Nome completo: Paulo Renato Paim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Manifestação de pesar pela morte da Consultora Legislativa do Senado Fabiana Queiroz em decorrência da Covid-19. Apresentação de pêsames à família e de solidariedade a todos que perderam entes queridos durante a pandemia.
SAUDE:
  • Defesa da aprovação pelo Senado do Projeto de Lei nº 12, de 2021, que retornou da Câmara dos Deputados e trata sobre a quebra de patentes com vistas a incrementar a vacinação das pessoas contra a Covid-19.
HOMENAGEM:
  • Elogio à economista Vilma da Conceição Pinto, primeira mulher negra a assumir o cargo de Diretora do Instituto Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 14/07/2021 - Página 33
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > SAUDE
Matérias referenciadas
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ANIVERSARIO DE MORTE, SERVIDOR PUBLICO CIVIL, SENADO, CONSULTOR, MULHER, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), APRESENTAÇÃO, PESAMES, FAMILIA, SOLIDARIEDADE, PESSOAS, PARENTE, VITIMA, PANDEMIA.
  • DEFESA, APROVAÇÃO, SENADO, PROJETO DE LEI, RETORNO, CAMARA DOS DEPUTADOS, QUEBRA, SUSPENSÃO, PATENTE DE INVENÇÃO, VACINA, NOVO CORONAVIRUS (COVID-19), PANDEMIA.
  • ELOGIO, ECONOMISTA, MULHER, NEGRO, OCUPAÇÃO, CARGO, DIRETOR, INSTITUIÇÃO FISCAL INDEPENDENTE (IFI), SENADO.

    O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para discutir.) – Durante quase um ano e meio.

    Boa noite, Presidente Rodrigo Pacheco, Senadores, Senadoras, autores, Relatores! Abraços a todos, Eduardo Braga, Carlos Fávaro, Vanderlan Cardoso, Ciro Nogueira, Antonio Anastasia, Deputado Lucas Vergilio!

    Quero, Presidente, como todos fizeram, com muito carinho, um carinho especial, abraçar todas as mulheres do Brasil na figura de toda a nossa bancada aí no Senado, principalmente, neste momento, da Senadora Daniella Ribeiro e da nobre Deputada Rosangela Gomes.

    Esse Projeto 5.613 faz justiça às sofridas mulheres brasileiras, que assim vão conquistando seus legítimos espaços.

    Presidente, quero, a exemplo de V. Exa., homenagear a Consultora Legislativa do Senado Fabiana Queiroz, falecida no último domingo devido à Covid-19.

    Ela estava internada há 50 dias. Foi uma profissional que conheci no tempo que tenho no Congresso, dedicava toda a sua vida às suas funções e amava, amava mesmo, o que fazia. Tive o privilégio de conhecê-la. Com certeza, vai fazer muita falta no Congresso Nacional.

    Meus pêsames e meu carinho ao esposo, Gabriel Garcia, e aos familiares, amigos e colegas de serviço.

    O adágio popular diz que, quando alguém que amamos morre, deixa de viver entre nós para viver dentro de nós. O Brasil já soma, Presidente, mais de 534 mil óbitos pelo Covid-19. Minha solidariedade, na figura dela, a todos aqueles que perderam seus entes queridos.

    Presidente, mais uma vez, lembro agora o PL 12, da quebra de patentes. O Senado votou, a Câmara votou, sei que V. Exa. pretende votar no início de agosto e já o cumprimento por essa iniciativa. Tenho certeza de que esse projeto vai ser fundamental para que todos os países do mundo como referência possam fabricar a vacina. Salvar vidas é preciso, gera emprego e renda. Queremos, todos, voltar à normalidade. Vacinas para todos!

    Quero também cumprimentar a economista Vilma da Conceição Pinto, primeira mulher negra a assumir o cargo de Diretora do IFI (Instituto Fiscal Independente), da nossa Casa, do Senado Federal.

    Ela é graduada em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Economia Empresarial e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, com dissertação sobre o impacto da Lei de Responsabilidade Fiscal no nível de endividamento dos Estados.

    V. Exa., de forma correta, adequada, colocou em votação, e ela foi votada com a maior tranquilidade por todos aqueles que puderam, e os que não puderam também queriam votar nela.

    O IFI foi criado em 2016. Tem por objetivo buscar ampliar a transparência das contas públicas. Neste tempo de discriminação contra a mulher, intolerância, agressão, desigualdade no mercado de trabalho, entre outros, é muito bom para nós, no Senado, termos a economista Vilma da Conceição Pinto à frente do IFI, uma enorme conquista do Congresso.

    Portanto, mais uma vez, minha saudação por essa vitória. Vilma chega com sua capacidade, sua qualificação, e aí ficam os nossos abraços naturalmente. Faço das palavras – para terminar – da Diretoria-Geral do Senado, Ilana Trombka, minhas. Ela disse: a chegada de Vilma traz a diversidade em dose dupla, porque traz uma mulher e uma mulher negra. Isso é muito representativo.

    Era isso, Presidente. Mais uma vez, obrigado pela tolerância.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/07/2021 - Página 33