Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apoio à proposição do Senador Oriovisto Guimarães sobre o prazo de apresentação dos relatórios ao Projetos de Lei nº 1472, de 2021, que cria um fundo para a estabilização dos preços de derivados de petróleo, e ao Projeto de Lei Complementar nº 11, de 2020, que estipula cobrança única do ICMS sobre combustíveis. Defesa da votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 110, de 2019, PEC da Reforma Tributária.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Energia, Fundos Públicos, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS):
  • Apoio à proposição do Senador Oriovisto Guimarães sobre o prazo de apresentação dos relatórios ao Projetos de Lei nº 1472, de 2021, que cria um fundo para a estabilização dos preços de derivados de petróleo, e ao Projeto de Lei Complementar nº 11, de 2020, que estipula cobrança única do ICMS sobre combustíveis. Defesa da votação da Proposta de Emenda à Constituição nº 110, de 2019, PEC da Reforma Tributária.
Publicação
Publicação no DSF de 17/02/2022 - Página 51
Assuntos
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas > Fundos Públicos
Economia e Desenvolvimento > Tributos > Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)
Matérias referenciadas
Indexação
  • APOIO, PROPOSTA, SENADOR, ORIOVISTO GUIMARÃES, PRAZO, APRESENTAÇÃO, RELATORIO, PROJETO DE LEI, ESTABILIDADE, PREÇO, COMBUSTIVEL, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, FUNDO ESPECIAL, MANUTENÇÃO, VALOR, DERIVADOS DE PETROLEO, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), COBRANÇA, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), DEFESA, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), REFORMA TRIBUTARIA.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco Parlamentar PODEMOS/PSDB/PSL/PSDB - DF. Pela ordem.) – Presidente, eu quero corroborar com a colocação do Senador Oriovisto. É um tema muito complexo.

    Eu conversei ontem com o Senador Jean Paul. Não tive condições de participar da reunião de Líderes, porque houve uma mudança do horário, mas eu quero levantar aqui uma questão muito importante.

    O Senador Serra, que entende muito desse assunto, apresentou uma emenda, e eu concordo plenamente. E eu sou Presidente da Frente Parlamentar Mista de Investimentos Estrangeiros para o Brasil. O Brasil precisa de investimentos. E esse projeto, da forma como foi colocado no relatório, vai inibir muito os investimentos no Brasil, porque, depois de participar de um leilão... Agora mesmo: a Petrobras acabou de fazer o leilão da refinaria; só acabou investindo lá US$2 bilhões agora, recentemente. Como é que você vai chegar para esse pessoal e dizer: "Ó, a partir de agora há imposto de 12%", 7% do imposto que não existia, que é o Imposto de Exportação? Então, a gente tem essa fragilidade.

    O maior problema de investimento no Brasil é exatamente a insegurança jurídica, a insegurança política e essa instabilidade jurídica.

    Então, sinceramente, se a gente pudesse fazer um esforço para votar a PEC 110, que é a reforma tributária, que eu acho que está muito mais ajustada do que essa questão dos combustíveis...

    Aí, você tem um outro projeto que fala de ICMS. V. Exa., que é um jurista, sabe que há a questão dos estados e municípios, a autonomia dos estados e municípios. Então, nós vamos fazer uma lei autorizativa, porque já se pode fazer isso.

    Então, é um tema muito complexo para a gente votar na terça sem um debate. Eu, sinceramente, gostaria muito de que houvesse uma audiência pública aqui. Ou na Comissão ou aqui, eu não sei, para que a gente não cometesse, em função da urgência...

    Todo mundo quer diminuir o preço do combustível, não é? Eu também acho que está muito alto, até porque 80% da produção, nós temos 80% do nosso consumo na produção própria. Então, existe a questão do etanol, existe uma série de problemas que a gente tem que enfrentar, mas não dá para fazer remendando.

    Eu acho que essa reforma do imposto de renda que veio para cá que está sem votar é um remendo muito mal feito, e essa questão dos combustíveis não dá para, realmente, votar na terça-feira sem um debate mais amplo. Também faço um apelo a V. Exa. para que se discuta essa questão mais detalhadamente. É muito séria essa questão desses projetos que nós estamos votando.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/02/2022 - Página 51