Pela ordem durante a 16ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 226, de 2025, que "Requer a dispensa do parecer da Comissão de Comunicação e Direito Digital sobre o Projeto de Lei nº 3.220/2019."

Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 893, de 2025, que "Modifica a Lei nº 1.579, de 18 de março de 1952, para tratar da alegação de exceção da verdade perante comissão parlamentar de inquérito."

Pela ordem sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 3, de 2025, que "Institui a Frente Parlamentar da Economia do Mar - Setor Náutico."

Autor
Esperidião Amin (PP - Progressistas/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Comunicações, Concessão e Permissão de Serviços Públicos { Outorga , Autorização }, Energia, Infraestrutura:
  • Pela ordem sobre o Requerimento (RQS) n° 226, de 2025, que "Requer a dispensa do parecer da Comissão de Comunicação e Direito Digital sobre o Projeto de Lei nº 3.220/2019."
Controle Externo, Poder Legislativo:
  • Pela ordem sobre o Projeto de Lei (PL) n° 893, de 2025, que "Modifica a Lei nº 1.579, de 18 de março de 1952, para tratar da alegação de exceção da verdade perante comissão parlamentar de inquérito."
Direito Marítimo, Aeronáutico e Espacial, Indústria, Poder Legislativo, Transporte Hidroviário:
  • Pela ordem sobre o Projeto de Resolução do Senado (PRS) n° 3, de 2025, que "Institui a Frente Parlamentar da Economia do Mar - Setor Náutico."
Publicação
Publicação no DSF de 02/04/2025 - Página 38
Assuntos
Infraestrutura > Comunicações
Administração Pública > Serviços Públicos > Concessão e Permissão de Serviços Públicos { Outorga , Autorização }
Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
Infraestrutura
Organização do Estado > Fiscalização e Controle > Controle Externo
Organização do Estado > Poder Legislativo
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Direito Marítimo, Aeronáutico e Espacial
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Indústria
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Hidroviário
Matérias referenciadas
Indexação
  • PROJETO DE LEI, ALTERAÇÃO, LEI FEDERAL, AUTORIZAÇÃO, EXCEÇÃO, VERDADE, AMBITO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), CRIME CONTRA A HONRA, IMPUTAÇÃO, ATO ILICITO, AGENTE PUBLICO, PARTICULAR, REQUISITOS, CORRELAÇÃO, INVESTIGAÇÃO, INFORMAÇÃO, FATO.
  • PROJETO DE RESOLUÇÃO DO SENADO (PRS), CRIAÇÃO, RESOLUÇÃO, SENADO, FRENTE PARLAMENTAR, ECONOMIA, MAR, SETOR, NAVEGAÇÃO, DEFESA, INTERESSE, DESENVOLVIMENTO, INFRAESTRUTURA, PORTOS, TRANSPORTE AQUATICO, INDUSTRIA, INCENTIVO, SERVIÇO, ACOMPANHAMENTO, PROPOSIÇÃO LEGISLATIVA, ASSESSORAMENTO, FUNCIONAMENTO, COMPOSIÇÃO.
  • REQUERIMENTO, DISPENSA, PARECER, Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD), SENADO, PROJETO DE LEI, DIREITOS, EMPRESA, PRESTAÇÃO DE SERVIÇO, UTILIZAÇÃO, COMPARTILHAMENTO, INFRAESTRUTURA, TELECOMUNICAÇÃO, INTERESSE PUBLICO, CONCESSIONARIA, ENERGIA ELETRICA.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC. Pela ordem.) – Em primeiro lugar, comentando o que o Senador Eduardo Girão falou, só quero dizer o seguinte: eu também subscrevi o pedido para fazer a visita ao General Braga Netto. Portanto, eu subscrevo, só isso, a solicitação do Senador Eduardo Girão e peço a V. Exa. atenção para três pedidos bem mais singelos.

    Primeiro, eu peço que V. Exa. acolha, faça tramitar, coloque em votação o projeto de resolução que institui a Frente Parlamentar da Economia do Mar – é o PRS 3, de 2025.

    O segundo é um requerimento que tem como objetivo normalizar a tramitação de um projeto.

    Presidente, desde o meu tempo de Prefeito – receio que V. Exa. mal tenha terminado o curso primário nessa época – se discute a lei do poste, o uso do poste, de quem é o poste, quem pode ganhar dinheiro com o poste, quem vai pagar...

    Esse projeto está na Comissão de Direito Digital, que, como o senhor sabe, está adormecida. Gostou da expressão? Está adormecida. Eu peço, nesse requerimento, que ele seja despachado para a Comissão de Infraestrutura, que seria o seu destino seguinte, sem precisar acordar a bela adormecida – deixe-a adormecida; não se acorda quem está dormindo.

    E, finalmente, peço o despacho, Presidente, do Projeto de Lei 893, de 2025, que eu apresentei, sobre o qual vou dizer uma coisa muito rápida.

    Presidente, eu participei da CPI dos Precatórios, em 1997, participei do primeiro pedido de prisão de uma testemunha que mentia. O Presidente da CPI era, nada mais, nada menos, do que o Senador Bernardo Cabral, obstetra, ou pai, da Constituição; melhor dizendo, ginecologista – o pai é o Ulysses.

    Então, o que se pede nesse projeto de lei é que a CPI contenha o instituto da exceção da verdade, que quer dizer o quê? Se eu calunio alguém em uma CPI, isso tem que ser posto a limpo. É verdade ou é mentira? É algo maior do que a acareação. E, se eu apresento um fato concreto na CPI, a maioria não pode ignorá-lo. Este fato provado acompanha o relatório da CPI para o Ministério Público, porque senão a maioria sempre vai destruir aquilo que a minoria pediu.

    A CPI é um instrumento da minoria – não neste Governo, sempre. Se eu apresento um fato que o Governo não quer – não vou entrar em detalhes –, a maioria não aceita, não vai para o relatório, o fato não existe.

    Então, o instituto da exceção da verdade vai aperfeiçoar a CPI agora e outras que virão, certamente, na democracia que nós estamos construindo.

    Então, eu peço apenas que V. Exa. despache, para tramitar.

    Muito obrigado.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Eu consultei, Senador Esperidião Amin, o Dr. Danilo, e ele orientou a nós incluirmos extrapauta o requerimento, deliberar a retirada da Comissão, para encaminhar para a Comissão de Infraestrutura, pela regra regimental. Vamos colocar ainda hoje, extrapauta, e queria pedir a V. Exa. que pudesse informar os Senadores e as Senadoras de que nós vamos deliberar a retirada de uma Comissão para colocar para a próxima Comissão, para poder tramitar. E, em relação aos outros projetos, nós vamos fazer a distribuição pela Secretaria-Geral da Mesa para todas as outras Comissões, junto com os outros projetos.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Muito obrigado.

    Certamente, isso tudo são bênçãos do Cardeal D. Jaime Spengler.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – É verdade.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – Acho que fez muito bem a sua recepção hospitaleira a ele.

    O SR. PRESIDENTE (Davi Alcolumbre. Bloco Parlamentar Democracia/UNIÃO - AP) – Queria lhe agradecer, aproveitar essa oportunidade, Senador Esperidião Amin, para agradecer-lhe e cumprimentar V. Exa. por ter me dado a oportunidade de receber a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, na Presidência do Senado, numa conversa muito amistosa, muito franca, muito verdadeira em relação à atuação do Poder Legislativo brasileiro e também do papel importante da Igreja enquanto sociedade.

    O SR. ESPERIDIÃO AMIN (Bloco Parlamentar Aliança/PP - SC) – V. Exa. se houve com muita grandeza ao ouvir os representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e dialogar com sinceridade e altivez. Parabéns!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/04/2025 - Página 38