Data do Pronunciamento Tipo do Pronunciamento Casa Partido/UF Resumo do Pronunciamento
17/12/2020 Discurso Senado Federal PT/PA Comentário sobre o desempenho da economia brasileira. Considerações acerca do papel do Congresso Nacional na aprovação de leis para o enfrentamento da crise econômica. Defesa de investimentos públicos para alavancar a economia nacional.
19/11/2020 Questão de Ordem Senado Federal PT/PA Apresentação de Questão de Ordem, com fundamento no art. 260, II, do Regimento Interno do Senado Federal, que trata da tramitação conjunta de matérias, em especial da precedência na tramitação do Projeto de Lei nº 4.528, de 2020, que dispensa a apresentação de certidões para operações de crédito junto a instituições financeiras até junho de 2021 e revoga a exigência de seguro ao empenhar veículo para garantia de dívida, em relação aos Projetos de Lei nºs 4.553, de 2020, e 4.558, de 2020.
25/09/2020 Discurso Senado Federal PT/PA Sessão de Debates Temáticos destinada a debater sobre os desafios econômicos, sociais e ambientais do Brasil para o período pós-pandemia.
13/08/2020 Discurso Senado Federal PT/PA Crítica ao Governo Federal e à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) por permitirem que investimentos vinculados à outorga da Estrada de Ferro de Carajás, no Estado do Pará (PA), sejam utilizados para a construção de ferrovias em outros estados, como a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), em Goiás (GO) e Mato Grosso (MT). Comentário sobre o prejuízo econômico do Estado do Pará, que poderia ter sido beneficiado com a construção de ramal de ligação entre a Estrada de Ferro de Carajás e a Norte-Sul. Defesa da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 27, de 2017, de autoria de S. Exa., dispõe sobre a exclusão da imunidade do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nas operações interestaduais relativas à energia elétrica.
30/07/2020 Discurso Senado Federal PT/PA Defesa da aprovação pelo Senado do Projeto de Lei nº 735, de 2020, aprovado na Câmara dos Deputados, que concede recursos para fomento da agricultura familiar e prorroga as condições para o pagamento de dívidas. Comentário acerca das dificuldades enfrentadas pelo setor devido à crise econômica no país, que atribui aos governos Michel Temer e Jair Bolsonaro e à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Elogio à política praticada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
29/07/2020 Discurso Senado Federal PT/PA Defesa da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 26, de 2020, (PEC nº 15, de 2015, na Câmara dos Deputados), que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente.
18/06/2020 Discurso Senado Federal PT/PA Crítica à ausência de políticas públicas do Governo Bolsonaro nas áreas de educação, saúde e economia. Comentário sobre a atuação do Congresso Nacional na aprovação de normas sociais para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Registro das medidas legislativas de socorro emergencial aos trabalhadores e micro e pequenas empresas, auxílio a empresas para manutenção dos empregos, a profissionais autônomos, Estados e Municípios, fundo cultural, apoio a quilombolas e assistência médica a indígenas.
16/06/2020 Discurso Senado Federal PT/PA Comentário sobre o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em terras indígenas e quilombolas e cobrança por medidas de proteção. Defesa do Projeto de Lei nº 1.142, de 2020, que dispõe sobre medidas de proteção social para prevenção do contágio e da disseminação da Covid-19 nos territórios indígenas Crítica à atuação do Governo Bolsonaro na saúde pública.
03/06/2020 Discurso Senado Federal PT/PA Comentário sobre a importância do Congresso Nacional durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na aprovação de projetos para auxílio à população, às empresas, aos Estados e aos Municípios.
25/05/2020 Discurso Senado Federal PT/PA Críticas ao Presidente da República, Jair Bolsonaro, por sua atuação no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), baseada em conflitos e disputas ideológicas.