Presidência durante a 78ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Determinação da tramitação conjunta dos Requerimentos nºs 993 e 1006, de 2019, de criação de Comissões Parlamentares de Inquérito com objeto semelhante, ambas destinadas a apurar o aumento dos índices de desmatamento e de queimadas na Amazônia, com a consequente criação de uma única Comissão.

Comunicação do recebimento do Requerimento nº 540, de 2022, de autoria do Senador Eduardo Girão e outros Senadores, de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar a relação entre a ampliação dos índices de homicídios de jovens e adolescentes no território nacional, entre os anos de 2016 a 2020, com a atividade do narcotráfico; levantar dados acerca da expansão da atuação de organizações criminosas e/ou associações criminosas no narcotráfico nos últimos anos nas regiões Norte e Nordeste; reunir informações sobre a estrutura e funcionamento de tais organismos criminosos, dentro e fora dos estabelecimentos prisionais do País.

Comunicação do recebimento do Requerimento nº 541, de 2022, de autoria do Senador Carlos Portinho e outros Senadores, de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar eventual irregularidade e crimes na condução de obras e edificações, bem como responsabilidade de agentes e ex-agentes públicos relativamente às ações e omissões que resultaram na existência de obras públicas iniciadas e não-concluídas, no período de 2006 até o ano de 2018, e, ainda, possíveis irregularidades no Programa de Financiamento Estudantil - Fies, no mesmo período.

Comunicação do recebimento do Requerimento nº 542, de 2022, de autoria do Senador Randolfe Rodrigues e outros Senadores, de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar as irregularidades e crimes praticados na destinação das verbas públicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Autor
Rodrigo Pacheco (PSD - Partido Social Democrático/MG)
Nome completo: Rodrigo Otavio Soares Pacheco
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal, Vegetação Nativa:
  • Determinação da tramitação conjunta dos Requerimentos nºs 993 e 1006, de 2019, de criação de Comissões Parlamentares de Inquérito com objeto semelhante, ambas destinadas a apurar o aumento dos índices de desmatamento e de queimadas na Amazônia, com a consequente criação de uma única Comissão.
Segurança Pública:
  • Comunicação do recebimento do Requerimento nº 540, de 2022, de autoria do Senador Eduardo Girão e outros Senadores, de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar a relação entre a ampliação dos índices de homicídios de jovens e adolescentes no território nacional, entre os anos de 2016 a 2020, com a atividade do narcotráfico; levantar dados acerca da expansão da atuação de organizações criminosas e/ou associações criminosas no narcotráfico nos últimos anos nas regiões Norte e Nordeste; reunir informações sobre a estrutura e funcionamento de tais organismos criminosos, dentro e fora dos estabelecimentos prisionais do País.
Educação, Governo Federal:
  • Comunicação do recebimento do Requerimento nº 541, de 2022, de autoria do Senador Carlos Portinho e outros Senadores, de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar eventual irregularidade e crimes na condução de obras e edificações, bem como responsabilidade de agentes e ex-agentes públicos relativamente às ações e omissões que resultaram na existência de obras públicas iniciadas e não-concluídas, no período de 2006 até o ano de 2018, e, ainda, possíveis irregularidades no Programa de Financiamento Estudantil - Fies, no mesmo período.
Educação, Fundos Públicos, Governo Federal:
  • Comunicação do recebimento do Requerimento nº 542, de 2022, de autoria do Senador Randolfe Rodrigues e outros Senadores, de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar as irregularidades e crimes praticados na destinação das verbas públicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Publicação
Publicação no DSF de 07/07/2022 - Página 52
Assuntos
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Meio Ambiente > Vegetação Nativa
Soberania, Defesa Nacional e Ordem Pública > Defesa do Estado e das Instituições Democráticas > Segurança Pública
Política Social > Educação
Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
Economia e Desenvolvimento > Finanças Públicas > Fundos Públicos
Matérias referenciadas
Indexação
  • DETERMINAÇÃO, TRAMITAÇÃO CONJUNTA, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, AMPLIAÇÃO, INDICE, DESMATAMENTO, QUEIMADA, Amazônia Legal, ANALISE, MOTIVO, PARALISAÇÃO, DOAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, LIBERAÇÃO, RECURSOS PUBLICOS, ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL (ONG), SOCIEDADE CIVIL, INTERESSE PUBLICO, RECURSOS EXTERNOS.
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), OBJETIVO, APURAÇÃO, RELAÇÃO, AMPLIAÇÃO, INDICE, HOMICIDIO, ADOLESCENTE, TERRITORIO NACIONAL, ATIVIDADE, TRAFICO, DROGA, LEVANTAMENTO, DADOS, EXPANSÃO, ATUAÇÃO, ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, INFORMAÇÕES, ESTRUTURA, FUNCIONAMENTO, CRIME, SISTEMA, ESTABELECIMENTO PENAL, PRESIDIO.
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, REQUERIMENTO, CRIAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), OBJETIVO, APURAÇÃO, PERIODO, PRAZO DETERMINADO, ILICITUDE, CRIME, AMBITO, REALIZAÇÃO, OBRA PUBLICA, DEFINIÇÃO, RESPONSABILIDADE, AGENTE PUBLICO, IRREGULARIDADE, FUNDO DE FINANCIAMENTO AO ESTUDANTE DE ENSINO SUPERIOR (FIES).
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, REQUERIMENTO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), OBJETIVO, APURAÇÃO, IRREGULARIDADE, CRIME, DESTINAÇÃO, VERBA, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (FNDE), DENUNCIA, CORRUPÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, GESTÃO, RECURSOS FINANCEIROS, CONCESSÃO, PRIORIDADE, PASTOR, IGREJA EVANGELICA, PROPINA, PREFEITO.

    O SR. PRESIDENTE (Rodrigo Pacheco. Bloco Parlamentar PSD/Republicanos/PSD - MG) – Obrigado, Senador Lasier Martins.

    Não havendo mais quem queira discutir, está encerrada a discussão.

    Passamos à apreciação da matéria.

    A Presidência submeterá a matéria diretamente à votação simbólica.

    Em votação o projeto, em turno único, nos termos do parecer.

    As Senadoras e os Senadores que o aprovam permaneçam como se encontram. (Pausa.)

    Aprovado o projeto.

    A matéria vai à sanção.

    Será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados.

    Eu peço atenção do Plenário do Senado Federal para proferir uma leitura e uma decisão em relação às Comissões Parlamentares de Inquérito.

    O Presidente do Senado Federal, no uso de suas atribuições constitucionais e regimentais,

    I- Considerando o que, a teor do §3º do art. 58, da Constituição Federal, e do §1º do art. 145, do Regimento Interno do Senado Federal, são requisitos, para a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito, a subscrição do requerimento por um terço dos membros da Casa, a indicação do fato determinado a ser apurado, a indicação do número de membros e a fixação do prazo de duração dos trabalhos e do limite de despesas;

    II- Considerando que não existe na Constituição Federal ou no Regimento Interno do Senado regra que estabeleça a necessidade de observância da ordem cronológica de apresentação dos requerimentos para que seja determinada a sua leitura e a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito;

    III- Considerando a necessidade de verificação do cumprimento dos requisitos constitucionais e regimentais para a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, mediante análise prévia do respectivo requerimento, a cargo desta Presidência;

    IV- Considerando o dever de dar tratamento aos requerimentos de criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, de forma isonômica;

    Decide:

    Determinar, nos termos do art. 48, § 1º, do Regimento Interno do Senado Federal, a tramitação conjunta dos Requerimentos nºs 993, de 2019, e 1.006, de 2019, que criam Comissões Parlamentares de Inquérito com objeto semelhante, ambas destinadas a apurar o aumento dos índices de desmatamento e de queimadas na Amazônia, com a consequente criação de uma única Comissão Parlamentar de Inquérito, que é a comissão originalmente proposta pelo Senador Plínio Valério;

    E comunicar às Sras. e aos Srs. Senadores que esta Presidência analisou os requerimentos pendentes de leitura no que diz respeito ao cumprimento dos requisitos regimentais e constitucionais para a criação de Comissões Parlamentares de Inquérito e procederá à sua leitura na presente sessão.

    A Presidência comunica ao Plenário que recebeu requerimento do Senador Eduardo Girão e de outros Senadores, que solicitam a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, composta de 11 membros titulares e sete membros suplentes, para no prazo de 180 dias, com um limite de despesa de R$150 mil, apurar a relação entre a ampliação dos índices de homicídio de jovens e adolescentes no território nacional, entre os anos de 2016 e 2020, com a atividade do narcotráfico; levantar dados acerca de expansão da atuação de organizações criminosas e/ou associações criminosas no narcotráfico nos últimos anos, nas Regiões Norte e Nordeste; e reunir informações sobre a estrutura e o funcionamento de tais organismos criminosos dentro e fora do estabelecimentos prisionais do país.

    O requerimento contém subscritores em número suficiente, nos termos do art. 45 do Regimento Interno, e será publicado, para que produza os devidos efeitos, o requerimento de autoria de Comissão Parlamentar de Inquérito de autoria do Senador Eduardo Girão.

    Continuo.

    A Presidência comunica ao Plenário que recebeu requerimento do Senador Carlos Portinho e de outros Senadores, solicitando a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, composta de 11 membros titulares e sete membros suplentes, para, no prazo de 120 dias, com limite de despesas de R$110 mil, apurar eventual irregularidade e crimes na condução de obras de edificações bem como responsabilidades de agentes e ex-agentes públicos relativamente às ações e omissões que resultaram na existência de obras públicas iniciadas e não concluídas, no período de 2006 até o ano de 2018, e ainda possíveis irregularidades no programa de financiamento estudantil Fies, no mesmo período.

    O requerimento possui subscritores em número suficiente, nos termos do art. 145 do Regimento Interno, e será publicado para que produza os devidos efeitos.

    Por fim, a Presidência comunica ao Plenário que recebeu requerimento do Senador Randolfe Rodrigues e de outros Senadores, que solicitam a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito, composta de 11 membros titulares e 11 suplentes para, no prazo de 90 dias, com limite de despesas de R$90 mil, apurar as irregularidades e crimes praticados na destinação de verbas públicas do Ministério da Educação e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, FNDE.

    O requerimento contém subscritores em número suficiente, nos termos do art. 145 do Regimento Interno, e será publicado, para que produza os devidos efeitos.

    Portanto, esta é a decisão da Presidência, já previamente anunciada na reunião de Líderes e, de certo modo, já divulgada também pelos meios de comunicação: todos os requerimentos de Comissões Parlamentares de Inquérito lidos pela Presidência do Senado Federal.

    Pede a palavra, pela ordem, o Senador Eduardo Girão.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/07/2022 - Página 52