30/06/2026 91ª - Sessão Deliberativa Ordinária - Plenário do Senado Federal Encerrada
Início da Sessão: 14:11 Término da Sessão: 19:29 | Semipresencial
Ordem do Dia
Ordem do Dia
Os eventos apresentados são passíveis de revisão.

Primeira sessão de discussão, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 14, de 2021, do Deputado Dr. Leonardo e outros Deputados, que altera os arts. 40, 198 e 201 da Constituição Federal, para estabelecer o direito à aposentadoria diferenciada aos agentes comunitários de saúde e aos agentes de combate às endemias, bem como para determinar a regularização do vínculo funcional desses agentes; e dá outras providências.

Parecer nº 44, de 2026, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Relator: Senador Irajá, favorável à proposta e contrário à Emenda nº 2.

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Encerrada a primeira sessão de discussão, em primeiro turno.

A matéria será incluída em pauta para a continuidade da discussão.

Projeto de Lei nº 2.583, de 2020, do Deputado Doutor Luizinho, que institui a Estratégia Nacional de Saúde do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (ENSCEIS); e altera as Leis nºs 6.360, de 23 de setembro de 1976, 14.133, de 1º de abril de 2021 (Lei de Licitações e Contratos Administrativos), e 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde).

Pareceres:
- nº 39, de 2026, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Relator: Senador Rogério Carvalho, favorável ao projeto, com as Emendas nºs 4 a 23, de redação, que apresenta, e pela rejeição das Emendas nºs 1 a 3.
- nº 99, de 2026, de Plenário, Relator: Rogério Carvalho, favorável ao projeto e às Emendas nºs 4 a 14 e 16 a 23, de redação, com as Emendas nºs 28 e 29, de redação, e contrário às demais emendas.

Textos:

Resultado:

Objeto da deliberação: Requerimentos nºs 20 e 411, de 2026, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e de Líderes, respectivamente, que solicitam urgência para a matéria.

Resultado: Aprovados os requerimentos.

Resultado da matéria: Aprovado o projeto, com as Emendas nºs 4 a 14, 16 a 23, 28 e 29, de redação.

Objeto da deliberação: Parecer nº 100, de 2026-CDIR/PLEN-SF, da Comissão Diretora, com a redação final.

Resultado: Aprovada a redação final.

A matéria vai à sanção.

Será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados.

Projeto de Lei nº 727, de 2026, da Deputada Gorete Pereira, que dispõe sobre a comercialização, a aquisição e a posse de aerossol de extratos vegetais para fins de defesa pessoal da mulher; estabelece penalidades pelo uso indevido do aerossol de extratos vegetais; e altera a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003 (Estatuto do Desarmamento).

Parecer nº 101, de 2026, de Plenário, Relator: Senador Laércio Oliveira, favorável ao projeto.

Textos:

Resultado:

Objeto da deliberação: Requerimento nº 497, de 2026, de Líderes, que solicita urgência para a matéria.

Resultado: Aprovado o requerimento.

Resultado da matéria: Aprovado o projeto.

A matéria vai à sanção.

Será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados.

Discussão, em turno único, do Projeto de Decreto Legislativo nº 1.020, de 2025, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que aprova os textos do Acordo sobre o Comércio de Aeronaves Civis da Organização Mundial do Comércio, celebrado em Genebra, em 12 de abril de 1979, e do Protocolo de Emenda ao Anexo do referido Acordo, celebrado em Genebra, em 5 de novembro de 2015.

Parecer favorável nº 23, de 2026, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Relator: Senador Nelsinho Trad.

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Aprovado o projeto.

A matéria vai à promulgação.

Será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados.

Discussão, em turno único, do Projeto de Decreto Legislativo nº 1.023, de 2025, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, que aprova o texto do Acordo de Coprodução Cinematográfica e Audiovisual entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República Francesa, celebrado em Brasília, em 8 de maio de 2017.

Parecer favorável n° 22, de 2026, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, Relator: Senador Humberto Costa.

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Aprovado o projeto.

A matéria vai à promulgação.

Será feita a devida comunicação à Câmara dos Deputados.

Discussão, em turno único, do Projeto de Lei nº 2.239, de 2022 (nº 5.900/2016, na Casa de origem), do Deputado Paes Landim, que altera a Lei nº 13.105, de 16 de março de 2015 (Código de Processo Civil), para estabelecer critérios para a concessão de gratuidade da justiça.

Pareceres:
- nº 31, de 2025, da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, Relator: Senador Laércio Oliveira, favorável ao projeto e às Emendas nºs 1, 2, 4, 6 e contrário às Emendas nºs 3 e 5, na forma da Emenda nº 7 (Substitutivo), que apresenta; e
- nº 49, de 2026, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Relator: Senador Hamilton Mourão, favorável ao projeto, nos termos da Emenda nº 10 (Substitutivo), que apresenta, restando prejudicadas as demais emendas.

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Aprovada a Emenda nº 10 (Substitutivo), ficam prejudicados o projeto e as demais emendas.

Resultado da matéria: Sem emendas, o substitutivo é dado como definitivamente adotado, sem votação.

A matéria retorna à Câmara dos Deputados.

Projeto de Resolução nº 116, de 2023, do Senador Esperidião Amin, que institui, no âmbito do Senado Federal, o Prêmio Mérito de Proteção e Defesa Civil, para agraciar municípios brasileiros que tenham se destacado em ações voltadas para proteção e defesa civil.

Pareceres favoráveis:
- nº 16, de 2024, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Relator: Senador Hamilton Mourão; e
- nº 103, de 2026, de Plenário, Relator: Laércio Oliveira.

Textos:

Resultado:

Objeto da deliberação: Requerimento nº 464, de 2026, de Líderes, que solicita urgência para a matéria.

Resultado: Aprovado o requerimento.

Resultado da matéria: Aprovado o projeto.

Objeto da deliberação: Parecer nº 104, de 2026-CDIR/PLEN-SF, da Comissão Diretora, com a redação final.

Resultado: Aprovada a redação final.

A matéria vai à promulgação.

Projeto de Resolução nº 20, de 2026 (apresentado como conclusão do Parecer nº 34, de 2026, da Comissão de Assuntos Econômicos, Relatora: Senadora Daniella Ribeiro), que autoriza a contratação de operação de crédito externo, no valor de até setenta milhões de dólares dos Estados Unidos da América, de principal, entre o Governo do Estado da Paraíba e o Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, cujos recursos destinam-se para o financiamento do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba - PROCASE II.

Textos:

Resultado:

Objeto da deliberação: Requerimento nº 83, de 2026, da Comissão de Assuntos Econômicos, que solicita urgência para a matéria.

Resultado: Aprovado o requerimento.

Resultado da matéria: Aprovado o projeto.

Objeto da deliberação: Parecer nº 105, de 2026-CDIR/PLEN-SF, da Comissão Diretora, com a redação final.
Resultado: Aprovada a redação final.

A matéria vai à promulgação.

Projeto de Resolução nº 21, de 2026 (apresentado como conclusão do Parecer nº 33, de 2026, da Comissão de Assuntos Econômicos, Relatora: Senadora Daniella Ribeiro), que autoriza a contratação de operação de crédito externo, no valor de até dez milhões de dólares dos Estados Unidos da América, de principal, entre o Governo do Estado da Paraíba e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - FIDA, cujos recursos destinam-se para o financiamento do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável da Paraíba - PROCASE II.

Textos:

Resultado:

Objeto da deliberação: Requerimento nº 84, de 2026, da Comissão de Assuntos Econômicos, que solicita urgência para a matéria.

Resultado: Aprovado o requerimento.

Resultado da matéria: Aprovado o projeto.

Objeto da deliberação: Parecer nº 106, de 2026-CDIR/PLEN-SF, da Comissão Diretora, com a redação final.

Resultado: Aprovada a redação final.

A matéria vai à promulgação.

Votação, em turno único, do Requerimento nº 470, de 2026, da Senadora Daniella Ribeiro e outros Senadores, que solicita a realização de Sessão Especial destinada a celebrar a realização, em Brasília, das Jornadas Latinoamericanas de Direto Tributário, promovidas pelo Instituto Latinoamericano de Direito Tributário - ILADT.

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Aprovado o requerimento.

A sessão será agendada pela Secretaria-Geral da Mesa.

Votação, em turno único, do Requerimento nº 407, de 2026, do Senador Eduardo Gomes e outros Senadores, que solicita a realização de Sessão Especial destinada a celebrar os 69 anos de história da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (ABRAJET).

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Aprovado o requerimento.

A sessão será agendada pela Secretaria-Geral da Mesa.

Oradores Inscritos

1. Senador Eduardo Girão (NOVO)
2. Senador Paulo Paim (PT/RS)
3. Senadora Teresa Leitão (PT/PE)
4. Senador Esperidião Amin (PP/SC)
5. Senador Romário (PL/RJ)
6. Senador Sergio Moro (PL/PR)
7. Senador Humberto Costa (PT/PE)
8. Senador Lucas Barreto (PSD/AP)
9. Senadora Damares Alves (REPUBLICANOS/DF)
10. Senadora Dra. Eudócia (PSDB/AL)
11. Senador Zequinha Marinho (PODEMOS/PA)
12. Senador Carlos Portinho (PL/RJ)

Legenda:
  • Discursando
  • Já discursou
  • Próximo
  • Abc Inscrição cancelada
  • (Sem ícone) Não discursou