Pronunciamento de Paulo Paim em 23/02/2022
Discurso durante a 13ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Preocupação com o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que irá decidir se as operadoras de saúde têm obrigação de cobrir procedimentos não elencados na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Considerações acerca da relevância das proposições em pauta nesta data, com destaque para a votação do Projeto de Lei Complementar nº 235, de 2019, que institui o Sistema Nacional de Educação.
Considerações sobre a importância da votação, nesta sessão, do Projeto de Lei n° 1472, de 2021, que dispõe sobre diretrizes de preços para diesel, gasolina e gás liquefeito de petróleo – GLP, cria Fundo de Estabilização dos preços de combustíveis e institui imposto de exportação sobre o petróleo bruto; e do Projeto de Lei Complementar nº 11, de 2020, que dispõe sobre a substituição tributária do ICMS nas operações com combustíveis.
Destaque para a votação do Projeto de Lei n° 2868, de 2019, que dispõe sobre a promoção de mutirões periódicos para atendimentos terapêuticos multidisciplinares a pessoas com deficiência.
Destaque para a votação do Projeto de Lei da Câmara nº 115, de 2017, que trata sobre a impenhorabilidade de bens de hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia.
- Autor
- Paulo Paim (PT - Partido dos Trabalhadores/RS)
- Nome completo: Paulo Renato Paim
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Pessoas com Deficiência,
Saúde Suplementar:
- Preocupação com o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que irá decidir se as operadoras de saúde têm obrigação de cobrir procedimentos não elencados na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
-
Educação Básica,
Energia:
- Considerações acerca da relevância das proposições em pauta nesta data, com destaque para a votação do Projeto de Lei Complementar nº 235, de 2019, que institui o Sistema Nacional de Educação.
-
Energia,
Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS):
- Considerações sobre a importância da votação, nesta sessão, do Projeto de Lei n° 1472, de 2021, que dispõe sobre diretrizes de preços para diesel, gasolina e gás liquefeito de petróleo – GLP, cria Fundo de Estabilização dos preços de combustíveis e institui imposto de exportação sobre o petróleo bruto; e do Projeto de Lei Complementar nº 11, de 2020, que dispõe sobre a substituição tributária do ICMS nas operações com combustíveis.
-
Pessoas com Deficiência,
Saúde Pública:
- Destaque para a votação do Projeto de Lei n° 2868, de 2019, que dispõe sobre a promoção de mutirões periódicos para atendimentos terapêuticos multidisciplinares a pessoas com deficiência.
-
Obrigações e Contratos,
Processo Civil,
Saúde:
- Destaque para a votação do Projeto de Lei da Câmara nº 115, de 2017, que trata sobre a impenhorabilidade de bens de hospitais filantrópicos e Santas Casas de Misericórdia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/02/2022 - Página 9
- Assuntos
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Política Social > Saúde > Saúde Suplementar
- Política Social > Educação > Educação Básica
- Infraestrutura > Minas e Energia > Energia
- Economia e Desenvolvimento > Tributos > Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)
- Política Social > Saúde > Saúde Pública
- Jurídico > Direito Civil > Obrigações e Contratos
- Jurídico > Processo > Processo Civil
- Política Social > Saúde
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- PREOCUPAÇÃO, JULGAMENTO, SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ), DECISÃO JUDICIAL, PLANO DE SAUDE, OBRIGATORIEDADE, COBERTURA, ASSISTENCIA MEDICA, TRATAMENTO MEDICO, RELAÇÃO, AGENCIA NACIONAL DE SAUDE SUPLEMENTAR (ANS), DESTAQUE, PESSOA COM DEFICIENCIA.
- ELOGIO, PAUTA, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), CRIAÇÃO, SISTEMA NACIONAL, EDUCAÇÃO, NORMAS, COOPERAÇÃO, UNIÃO FEDERAL, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), MUNICIPIOS, FONTE, FINANCIAMENTO.
- COMENTARIO, IMPORTANCIA, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, POLITICA DE PREÇOS, VENDA, DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO, GASOLINA, GAS LIQUEFEITO DE PETROLEO (GLP), FUNDO FINANCEIRO, ESTABILIZAÇÃO, COMBUSTIVEL, IMPOSTO DE EXPORTAÇÃO, DERIVADOS, PETROLEO BRUTO, PROTEÇÃO, INTERESSE, CONSUMIDOR, PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR (PLP), ALTERAÇÃO, LEI KANDIR, CRITERIOS, ESTADOS, DISTRITO FEDERAL (DF), DEFINIÇÃO, ALIQUOTA, IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS), INCIDENCIA.
- DESTAQUE, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI, LEI FEDERAL, CRITERIOS, REALIZAÇÃO, EVENTO, ASSISTENCIA MEDICA, TRATAMENTO MEDICO, PESSOA COM DEFICIENCIA.
- DESTAQUE, VOTAÇÃO, PROJETO DE LEI DA CAMARA (PLC), CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, NORMAS, IMPENHORABILIDADE, BENS, HOSPITAL, FILANTROPIA, SANTA CASA DE MISERICORDIA.
O SR. PAULO PAIM (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PT - RS. Para discursar. Por videoconferência.) – Boa tarde, Presidente Rodrigo Pacheco, Senadores e Senadoras.
Eu quero destacar que o STJ julga hoje se os planos de saúde são obrigados a cobrir ou não os procedimentos médicos que constam somente na lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar, como exames, consultas, cirurgias e tratamento.
Há um movimento nacional, principalmente de pessoas com deficiência, no sentido de que se faça justiça e de que não mudem a forma como é hoje, que não mudem os procedimentos. Isso trará prejuízo e afetará a vida de quase 50 milhões de usuários dos planos de saúde, especialmente as pessoas com deficiência, que necessitam de procedimentos diferenciados.
Por outro lado, Presidente, eu quero destacar, na linha de V. Exa., que achei muito interessante a pauta de hoje, em que há projetos que eu destaco. Entre eles, o 235, que institui o Sistema Nacional de Educação, de autoria do Senador Flávio Arns e de relatoria do Senador Dário Berger. Essa proposição tem tido um grande apoio, porque ela dispõe sobre o processo de avaliação do sistema de ensino e determina a elaboração dos planos nacional, estaduais, municipais e distrital de educação e especifica ainda as fontes de financiamento da educação. Nós falamos sempre que a educação é que liberta.
Respeitar as diversidades, as diferenças é fundamental para o desenvolvimento e o crescimento do país.
Já o PL 1.472, de 2021, trata de preços para diesel, gasolina e gás liquefeito de petróleo e ainda cria o Fundo de Estabilização dos preços de combustíveis e institui também o imposto de exportação sobre o petróleo bruto. A autoria é do Senador Rogério Carvalho e a relatoria é do Senador Jean Paul Prates, que está fazendo um belo trabalho nessa área.
Eu quero destacar também o de nº 11, de 2020, que trata da substituição tributária do ICMS nas operações com combustíveis. A autoria é do Deputado Emanuel Pinheiro Neto e a relatoria também é do Senador Jean Paul Prates.
O país não suporta mais os altos preços dos combustíveis. Tudo implica e reflete diretamente nos transportes, na alimentação, na vida das pessoas e impacta também no setor empresarial, o que acaba gerando, inclusive, desemprego. O reajuste dos combustíveis faz, inclusive, a inflação aumentar, como todos nós sabemos. Isso ocasiona sofrimento, principalmente para os mais pobres, os mais vulneráveis. A classe média brasileira também está pedindo socorro. A crise atinge a todos no Brasil.
Outro importante projeto, sem sombra de dúvida, é o 2.868, de 2019, de autoria do Deputado Fábio Faria e relatoria do Senador Lucas Barreto. Essa proposta garante, na área da saúde, a promoção de mutirões para atendimento às pessoas com deficiência, que estão fazendo um movimento nacional pela aprovação desse projeto, garantindo, assim, esse espaço nas áreas públicas.
Quero destacar também o 115, de 2017, do Deputado Marcio Alvino – Relator, o Senador Luis Carlos Heinze –, que garante que os bens de hospitais filantrópicos e santas casas não poderão ser penhorados.
Acho todo esse quadro, Sr. Presidente... Fiz questão de destacar aqui que são projetos que, de fato, têm um apelo social. Isto é bom para nós todos em tempos tão difíceis.
Obrigado, Presidente.