Data do Pronunciamento Tipo do Pronunciamento Casa Partido/UF Resumo do Pronunciamento
15/12/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Considerações sobre Projeto de Lei nº 4.372, de 2020, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), com ênfase nos alunos pobres, de periferia e de escolas rurais.
21/10/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Defesa da regularização fundiária no País. Comentário sobre as consequência da falta de regularização das terras de famílias das regiões Norte e Centro-Oeste.
20/10/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Comentário sobre a importância da educação para o País. Defesa de maior qualidade do ensino com destaque para a educação básica. Elogio aos consórcio de governadores das regiões como instrumento de desenvolvimento das atividades a partir dos Estados. Defesa da importância dos Estados e dos Municípios para a educação. Posicionamento contrário à indicação política para as diretorias das escolas e das secretarias municipais.
07/10/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Comentário acerca da afirmação do economista francês Thomas Piketty de que o Brasil é um país muito desigual para crescer. Registro sobre a contradição entre o potencial econômico do país, sobretudo no agronegócio, e a obstrução do desenvolvimento em razão do serviço educacional sem qualidade, do desajuste nas contas públicas e da criminalidade. Defesa da importância da justiça social, da melhoria do ensino, da atuação do Congresso Nacional nesse sentido e de política de governo perene.
06/10/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Defesa da realização de investimentos em tecnologia da informação, a fim de viabilizar a digitalização de dados e a interconexão entre os diversos órgãos da administração pública, o que facilitaria o atendimento ao público e conferiria maior eficiência aos serviços governamentais.
01/10/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Elogio à criação do grupo Brasil, Clima, Floresta e Agricultura, pela sociedade civil, para a preservação do meio ambiente. Comentário acerca da entidade privada que uniu empresários, bancos, ambientalistas e produtores rurais de grãos e de gado para combater o desmatamento e para promover a sustentabilidade do País. Apoio à cobrança da sociedade para que governantes combatam os desmatamentos e as queimadas. Registro sobre a importância do agronegócio, sem ocupação de reservas indígenas ou desmatamento, de forma a não sofrer isolamento internacional.
22/09/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Preocupação com o retorno das aulas presenciais nas escolas durante a pandemia da Covid-19. Defesa da realização de repasses financeiros para que sejam realizadas obras e reformas de adequação para a recepção segura dos alunos.
17/09/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Críticas ao retorno das aulas nas escolas devido ao grande risco de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-), e desaprovação quanto à falta de critérios claros, por parte de governadores e prefeitos, sobre as normas que definirão a metodologia de reinício da programação escolar.
09/09/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Considerações sobre a comemoração do Dia da Independência
01/09/2020 Discurso Senado Federal MDB/RO Comentário sobre o artigo intitulado “País do sinistro ou do seguro na educação?”, publicado na Folha de São Paulo, acerca de pesquisa que demonstra os prejuízos à qualidade de vida e profissional de relevante parcela de jovens que não concluem os cursos dos ensinos médio e básico. Defesa da importância de acesso, da continuação e da conclusão do ensino médio para o futuro desses brasileiros e do país.