Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara - Agraciados em 2016
Agraciados em 2016

Natural de Cianorte – PR, adotou a capital goiana como sua cidade. É graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Paraná – PUC. É vereadora de Goiânia (2012 – 2020) e atua como chefe de Serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Pícolo (referência nacional no tratamento de queimaduras), além do Pronto Socorro de Queimaduras. Em sua carreira política, suas principais defesas são o combate a violência contra a mulher, defesa das vítimas de queimaduras e divulgação da prevenção em queimaduras e melhorias na saúde. Fundou a Sociedade Brasileira de Queimaduras, onde realiza um brilhante trabalho em prol de pacientes vítimas de queimaduras.Natural de Cianorte – PR, adotou a capital goiana como sua cidade. É graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Paraná – PUC. É vereadora de Goiânia (2012 – 2020) e atua como chefe de Serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Pícolo (referência nacional no tratamento de queimaduras), além do Pronto Socorro de Queimaduras. Em sua carreira política, suas principais defesas são o combate a violência contra a mulher, defesa das vítimas de queimaduras e divulgação da prevenção em queimaduras e melhorias na saúde. Fundou a Sociedade Brasileira de Queimaduras, onde realiza um brilhante trabalho em prol de pacientes vítimas de queimaduras.
É graduada em Direito pela Universidade Mackenzie. Engajou-se em lutas sociais e políticas, como as causas indígenas. É responsável por intervenções na ONU sobre conflito de terras indígenas no Brasil.

Natural de Encantado –RS. Formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – POA. Foi vereador de Porto alegre (1990 – 1994). Teve a carreira marcada pela luta contra a ditadura e em favor dos direitos humanos. Foi conselheiro da OAB/RS e integrante da Comissão de Direitos Humanos daquela instituição. Em 1982, publicou o livro "Sequestro no Cone Sul – O Caso Lílian Celiberti e Universindo Dias". Foi um dos homenageados pelo Conselho Federal da OAB do Brasil conjuntamente com a Comissão Parlamentar Memória, Verdade e Justiça e Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, por sua atuação na defesa de presos políticos durante a ditadura militar.

Natural de São José do Egito – PE. Estudou Teologia e Filosofia no Instituto de Teologia do Recife – ITER, e Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Em 1982, foi ordenado padre na Catedral de San´Águeda, em Pesqueira – PE. É presidente da Fundação Terra, instituição que atualmente resgata, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças. Ajuda 2.000 moradores de comunidades através de cursos profissionalizantes e auxílios nas áreas da saúde, educação e moradia, desde crianças - através de creches - até idosos, beneficiando os mais desamparados sem distinção de raça, sexo, cor ou classe social.
Natural de Porto Alegre-RS, é conhecida como "Mãe Preta". Iniciou sua vida de dedicação às crianças negras e em 1901, fundou o Asilo São Benedito, onde voluntárias negras alfabetizavam e ensinavam habilidades domésticas para meninas carentes. Em 1908 fundou o Instituto São Benedito. Morreu em 1930, aos 60 anos.