Data do Pronunciamento Tipo do Pronunciamento Casa Partido/UF Resumo do Pronunciamento
15/12/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Comemoração do bicentenário de nascimento de Louis Braille, inventor do Sistema Braille de leitura e escrita para cegos.
10/12/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Comemoração dos 370 anos da Expedição Amazônica de Pedro Teixeira, desbravador português considerado o "Conquistador da Amazônia".
26/11/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Manifestação de apoio ao Senador Mão Santa em defesa dos aposentados. Registro da preocupação dos gaúchos com os desastres climáticos que vêm ocorrendo no Rio Grande do Sul. Referência à aprovação, ontem, na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES. Comemoração pela medida de isenção total do IPI para a linha de móveis e pela perspectiva de isenção de IPI para o material escolar.
19/11/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Satisfação e orgulho pela vitória da jovem gaúcha Simone Maria Gatto no concurso de redação promovido pelo Senado Federal, cujo tema foi "muito prazer, sou cidadão brasileiro", e leitura da redação vencedora, intitulada "O Jogo da Democracia". Parabéns aos artistas plásticos Cristina Kaschny e Gerson Reichert, selecionados para exporem seus trabalhos na exposição "Artistas Brasileiros - Novos Talentos - Pinturas", inaugurada no último dia 17 no Salão Branco do Congresso Nacional. (como Líder)
12/11/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Desagravo à Ministra Dilma Rousseff, em face de acusações que procuram atribuir a ela responsabilidade única pelo "apagão" ocorrido na última terça-feira. Leitura de trecho de matéria publicada no portal de notícias, na Internet, G1, atualizada em 11 de novembro de 2009, intitulada "Conheça os maiores apagões da história pelo mundo". (como Líder)
03/11/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Expectativa de aprovação de projeto de autoria de S.Exa., no âmbito da Representação do Mercosul, criando o Estatuto de Fronteira do Brasil com os países vizinhos.
30/10/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Leitura e comentário sobre a carta do produtor cultural Luiz Fernando Proa, pai do jovem viciado em drogas, que assassinou Bárbara Calazans há uma semana no Rio de Janeiro. Satisfação pela aprovação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Projeto de Lei do Senado 187/2009, de autoria de S.Exa., destinado a aumentar até o dobro a pena para quem praticar o tráfico de crack.
22/10/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Comemoração pelo transcurso, em 25 de outubro, do Dia do Cirurgião-Dentista e Dia Nacional da Saúde Bucal. Registro da realização da oitava Semana Estadual de Prevenção da Saúde Bucal, no Rio Grande do Sul.
21/10/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Comemoração pelos 20 anos do de existência do Templo da Boa Vontade, em Brasília. (como Líder)
08/10/2009 Discurso Senado Federal PTB/RS Apelo à Câmara dos Deputados para que vote as propostas de emendas à Constituição que tratam da remuneração dos policiais militares dos Estados, da complementação dos salários dos policiais civis, dos policiais militares e dos bombeiros militares.