Data do Pronunciamento Tipo do Pronunciamento Casa Partido/UF Resumo do Pronunciamento
17/12/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Devastação causada pelas chuvas no Estado do Rio Grande do Sul, analisando as mudanças climáticas em todo o mundo e tecendo considerações sobre a conferência de Copenhague, a COP-15. Relato sobre os problemas causados ao Estado do Rio Grande do Sul com empresas mudando-se para outros Estados da Federação.
17/12/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Apelo à reflexão acerca do país que se deseja para o futuro, analisando aspectos sociais, políticos e econômicos.
15/12/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Comemoração do bicentenário de nascimento de Louis Braille, inventor do Sistema Braille de leitura e escrita para cegos.
11/12/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Inconformismo com a decisão do Supremo Tribunal Federal que rejeitou recurso do jornal O Estado de S.Paulo, que continua, assim, sob censura. Reflexões acerca da impunidade e da corrupção em todo o País, salientando o interesse que as CPIs de outrora despertavam na população, trabalho ora desenvolvido pelo Ministério Público e Polícia Federal. Observação da fragilidade do Legislativo para legislar diante do Executivo que se utiliza do mecanismo das medidas provisórias e que também decide sobre a liberação de emendas parlamentares oferecidas ao projeto de lei orçamentária. Apelo no sentido do resgate da moral e da ética, pontuando recentes fatos ocorridos em Brasília. Posicionamento favorável à convocação de uma Assembleia Constituinte Exclusiva a fim de realizar as reformas política e tributária.
10/12/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Registro do transcurso, ontem, do Dia Internacional de Combate à Corrupção. Lamento pelas cenas mostradas pela imprensa acerca do conflito entre policiais e manifestantes defronte ao Palácio do Buruti.
04/12/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Reflexão sobre a corrupção no Brasil e as suas conseqüências, culminando para a fome, a miséria e a violência. Aplauso à campanha de iniciativa do jornal O Globo que, sob o tema "Nós e você somos dois", prega uma grande mobilização nacional no combate à corrupção.
02/12/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Leitura de carta enviada à Deputada Iris de Araújo, Presidenta Nacional do PMDB, sobre as denúncias de corrupção apuradas na Operação Pandora, da Polícia Federal, envolvendo vários representantes do Partido.
01/12/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Comunicação de que hoje será feito o registro, perante a Executiva Nacional do PMDB, do nome do Governador do Paraná Roberto Requião, como candidato à Presidência da República. Aplauso ao jornal O Globo, pelo lançamento, ontem, da campanha "Nós e você, já somos dois gritando contra a corrupção". Reflexão acerca de escândalos de corrupção na história recente do Brasil, em especial, o que veio a conhecimento público neste fim-de-semana, envolvendo políticos do Distrito Federal.
27/11/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Observações sobre o municipalismo. Reflexão sobre as funções do Senado Federal e a crise existencial por que passa a Casa, em conseqüência da crise no federalismo. Destaque para a necessidade de um novo pacto federativo, com a inclusão obrigatória das reformas fiscal, tributária e política.
20/11/2009 Discurso Senado Federal PMDB/RS Comentário sobre entendimento do Supremo Tribunal Federal ao apreciar o processo relativo a Cesare Battisti. Manifestação em defesa das instituições democráticas do País, salientando a importância da participação popular para o aprimoramento dessas instituições.