Discurso durante a 107ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comemoração, ontem, do aniversário da Universidade Federal de Viçosa. Transcurso, hoje, dos 115 anos de fundação da cidade de Araguari e, no próximo domingo, da cidade de Uberlândia. (como Líder)

Autor
Hélio Costa (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MG)
Nome completo: Hélio Calixto da Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • Comemoração, ontem, do aniversário da Universidade Federal de Viçosa. Transcurso, hoje, dos 115 anos de fundação da cidade de Araguari e, no próximo domingo, da cidade de Uberlândia. (como Líder)
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2003 - Página 25242
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV), ELOGIO, QUALIDADE, ENSINO SUPERIOR, PESQUISA, EXTENSÃO, ESPECIFICAÇÃO, CIENCIAS AGRARIAS.
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, ARAGUARI (MG), UBERLANDIA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), SAUDAÇÃO, POPULAÇÃO, ELOGIO, DESENVOLVIMENTO.

O SR. HÉLIO COSTA (PMDB - MG. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço hoje questão de registrar nos anais do Senado dois importantes eventos que Minas Gerais vive nesta semana. Um deles refere-se às comemorações do aniversário da Universidade Federal de Viçosa, que fez ontem 77 anos. Esta Universidade é um orgulho de todos nós, mineiros e brasileiros, pelo seu corpo técnico docente, pelos seus alunos, pelos seus funcionários, pelos seus técnicos dedicados, pelos seus pesquisadores, notadamente, que fazem com que a Universidade de Viçosa seja respeitada no Brasil e no exterior.

Quero também, Sr. Presidente, ressaltar duas datas importantes para nós, mineiros, triangulinos. A cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro, está completando, hoje, 115 anos de fundação. Para nós, honrados por representar o nosso Estado e o Triângulo Mineiro no Senado da República, com o Senador Aelton Freitas, é para nós motivo de muita alegria podermos saudar o povo e a cidade de Araguari.

Da mesma forma, Sr. Presidente, lembro que, no próximo domingo, dia 31, a minha querida Uberlândia, de onde sou cidadão honorário com muita honra, também completa 115 anos de fundação. É o exemplo do pioneirismo de Minas Gerais que se vê nestas duas extraordinárias cidades, Araguari e Uberlândia, sobretudo, porque ali está a Minas Gerais moderna, que dá o exemplo de trabalho, de dedicação e, sobretudo, de muito amor à nossa Minas Gerais, à nossa gente e ao nosso povo.

São três datas marcantes para Minas, portanto, Sr. Presidente, pois a Universidade Federal de Viçosa, conforme eu disse, e as cidades de Araguari e Uberlândia transformaram-se em um grande orgulho de nós todos, brasileiros, dada a sua contribuição significativa e permanente para que o Brasil alcançasse novos patamares de desenvolvimento.

A Universidade Federal de Viçosa é uma instituição que, nas suas quase oito décadas de existência, afirmou-se pela qualidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão, notadamente na área das Ciências Agrárias.

Instituição plenamente identificada com a sociedade brasileira, a Universidade Federal de Viçosa, desenvolvendo seu projeto educacional com elevada competência e eficiência, e antecipando os caminhos que devem ser trilhados pelos estabelecimentos de ensino superior, granjeou o respeito e a admiração da comunidade acadêmica nacional e internacional, sendo reconhecida como um dos grandes centros de pesquisa da agropecuária no mundo inteiro.

Quero aqui felicitar o Magnífico Reitor Evaldo Ferreira Vilela, os professores, funcionários e alunos da Universidade Federal de Viçosa, que com entusiasmo e determinação cumprem com seus respectivos papéis de educadores e educandos, proporcionando a formação de uma importante base científica e tecnológica, necessária para que o Brasil, com passos largos, avance na construção de um futuro melhor para todos nós, brasileiros.

Por outro lado, Sr. Presidente, conforme citei no início deste pronunciamento, as cidades de Araguari e Uberlândia completam 115 anos, para alegria de todos nós.

Essas duas cidades, pela afinidade que têm, não só pela mesma idade, mas também pela própria aproximação geográfica, apresentam praticamente a mesma história de vida e de desenvolvimento.

Seus antecedentes remontam ao período épico dos Bandeirantes, naturalmente enquadrados na própria história do Triângulo Mineiro. A região foi desbravada pelo lendário Bartolomeu Bueno da Silva, o “Anhangüera”, famoso por este nome, como um dos bandeirantes que foram para Minas Gerais encontrar a terra mineira.

Mas o tempo passou, essas cidades cresceram, progrediram e vieram a ocupar um lugar de destaque no cenário estadual e nacional.

Podemos afirmar que Araguari e Uberlândia desenvolveram-se sob o signo das estradas de rodagem, cujo processo de crescimento tem a importante participação dos comerciantes locais e dos motoristas de caminhão, que, em condições muito precárias, abriram e expandiram as fronteiras do Centro-Oeste, geraram riquezas e incorporaram novos hábitos e costumes aos moradores dessas duas cidades.

Esse processo, demonstrando a existência de bases comerciais sólidas, permitiu novas experiências arrojadas, atraindo novas empresas para Uberlândia e Araguari.

Por essa razão, Sr. Presidente, com muito orgulho, faço menção nesta tarde, aqui da tribuna do plenário do Senado da República, aos 77 anos da Universidade Federal de Viçosa, orgulho dos mineiros e dos brasileiros, e aos aniversários de fundação da nossa querida Araguari e da nossa querida Uberlândia, lá no nosso Triângulo Mineiro.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2003 - Página 25242