Data do Pronunciamento Tipo do Pronunciamento Casa Partido/UF Resumo do Pronunciamento
19/12/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ BREVE DESPEDIDA DO SENADO FEDERAL. (COMO LIDER)
10/12/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ BALANÇO DO GOVERNO FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. (COMO LIDER)
14/06/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ VULGARIDADE DA CAMPANHA POLITICA PATROCINADA PELO PT VISANDO A ELEIÇÃO PRESIDENCIAL
12/06/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ Necessidade de posicionamento do PT a respeito das grandes questões nacionais, tendo em vista divergência nas idéias defendidas pelo partido. (como Líder)
04/06/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ REFUTAÇÃO A ACUSAÇÃO DE USO DA MAQUINA GOVERNAMENTAL COMO INSTRUMENTO DE PRESSÃO SOBRE O CONGRESSO NACIONAL PARA APROVAÇÃO DE MATERIAS.
03/06/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ Conquistas e avanços sociais alcançados durante os oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso.
29/05/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ Homenagem de pesar pelo falecimento da jornalista Carmen Kozak. Solicitação à Mesa para que, oportunamente, a hora do expediente da sessão seja dedicado a homenagear a memória do político João Amazonas. Homenagem póstuma ao padre Henrique de Lima Vaz, um dos mentores da Ação Democrática, a AP, movimento católico de esquerda. (como Líder)
14/05/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ Necessidade de apuração da denúncia publicada pelo jornal O Globo, sobre o envolvimento do Deputado Aloízio Mercadante na formação do consórcio que comprou a Companhia Vale do Rio Doce. (como Líder)
07/05/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ Repúdio à exploração político-eleitoral, pela Oposição, das denúncias veiculadas pela revista Veja, a respeito do suposto envolvimento de membros do PSDB em ilicitudes praticadas no processo de privatização da Companhia Vale do Rio Doce. (como Líder)
25/04/2002 Discurso Senado Federal PSDB/RJ SUGESTÃO A MESA PARA QUE FAÇA CONSTAR DO STAND DO SENADO FEDERAL NA BIENAL DO LIVRO DE SÃO PAULO AS SEPARADAS PRODUZIDAS PELOS SENHORES SENADORES.