Pela ordem durante a 168ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Alerta para o caso de um jovem de 14 anos que, após interagir com uma inteligência artificial, tirou a própria vida. Considerações sobre o Projeto de Lei nº 4532, de 2024, de autoria do orador, que dispõe sobre medidas de segurança e mitigação de riscos em sistemas de inteligência artificial interativa.

Autor
Nelsinho Trad (PSD - Partido Social Democrático/MS)
Nome completo: Nelson Trad Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Segurança Digital:
  • Alerta para o caso de um jovem de 14 anos que, após interagir com uma inteligência artificial, tirou a própria vida. Considerações sobre o Projeto de Lei nº 4532, de 2024, de autoria do orador, que dispõe sobre medidas de segurança e mitigação de riscos em sistemas de inteligência artificial interativa.
Publicação
Publicação no DSF de 28/11/2024 - Página 59
Assunto
Economia e Desenvolvimento > Ciência, Tecnologia e Informática > Segurança Digital
Matérias referenciadas
Indexação
  • ADVERTENCIA, HIPOTESE, JOVEM, SUICIDIO, DIALOGO, INTELIGENCIA ARTIFICIAL, COMENTARIO, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, LEI FEDERAL, MEDIDA DE SEGURANÇA, REDUÇÃO, RISCOS, SISTEMA, RELACIONAMENTO, USUARIO, LINGUAGEM, COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO, PENSAMENTO, FORNECIMENTO, INFORMAÇÕES, IMPLEMENTAÇÃO, DISPOSITIVO, SEGURANÇA, OBSTACULO, PREJUIZO, INTEGRIDADE, INCENTIVO, ATO ILICITO.

    O SR. NELSINHO TRAD (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, esse alerta que eu queria deixar a V. Exas. é algo grave. Um jovem de apenas 14 anos, após interagir com uma inteligência artificial, acabou tirando a própria vida. Esse caso foi denunciado pela mãe, que acessou as conversas do filho com a postagem virtual. Segundo ela, algumas mensagens eram sexualmente explícitas e o comportamento do robô era assustadoramente real.

    Gostaria de alertá-los sobre termos apresentado um projeto de lei que deverá ser apensado como emenda ao trabalho desempenhado e desenvolvido pelo Relator, nesta Casa, de vários projetos apensados de inteligência artificial, o Senador Eduardo Gomes. Amanhã, será feita a leitura desse relatório, se não me engano, no Plenário 7 das Comissões, salvo o melhor juízo, é isso? E eu quero convidar a todos para que lá se possam fazer presentes.

    Isso aqui é um problema muito sério, nós estamos diante de um horizonte em que a maioria das crianças, Senador Cleitinho, ocupam os celulares, Senadora Teresa, essa questão das redes sociais, e isso precisa ter um freio, uma arrumação, porque, se não, vai descambar para uma criminalidade virtual que infelizmente está ocorrendo no nosso país.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/11/2024 - Página 59