Pronunciamento de Antonio Carlos Magalhães em 23/03/2004
Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Concordância com o pronunciamento do Senador César Borges de protesto contra a ação irregular desenvolvida pela Controladoria-Geral da República.
- Autor
- Antonio Carlos Magalhães (PFL - Partido da Frente Liberal/BA)
- Nome completo: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
EXPLICAÇÃO PESSOAL.:
- Concordância com o pronunciamento do Senador César Borges de protesto contra a ação irregular desenvolvida pela Controladoria-Geral da República.
- Publicação
- Publicação no DSF de 24/03/2004 - Página 8077
- Assunto
- Outros > EXPLICAÇÃO PESSOAL.
- Indexação
-
- COMENTARIO, DEFESA, AUTORIA, ALOIZIO MERCADANTE, SENADOR, REITERAÇÃO, DENUNCIA, IRREGULARIDADE, ATUAÇÃO, WALDIR PIRES, MINISTRO DE ESTADO, CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO (CGU), PERSEGUIÇÃO, NATUREZA POLITICA, PREFEITURA, ESTADO DA BAHIA (BA).
O SR. ANTONIO CARLOS MAGALHÃES (PFL - BA. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Líder Aloizio Mercadante é, sem dúvida, um dos homens mais inteligentes do País e honra o Senado, como honrou a Câmara dos Deputados. S. Exª aponta os serviços prestados ao País pelo Sr. Waldir Pires. Entretanto, ele não prestou serviços ao País e muito menos à Bahia. Por isso, o Senador César Borges fez esse discurso completo sobre a atividade do Sr. Waldir Pires.
Na realidade, ele não ia ser nada no Governo, mas lhe deram a Controladoria-Geral da União, anteriormente exercida pela Drª Anadyr de Mendonça Rodrigues. Ele exigiu o status de Ministro - quem diz isso é o próprio Governo - e, conseqüentemente, como tal é chamado.
Porém, o pensamento dele é muito atrasado. Os baianos já reconheceram isso. Por essa razão, não creio que se candidate a nenhum cargo na Bahia, porque todas as vezes em que se candidatou foi derrotado. Quando venceu a eleição para o Governo, em 1986, teve de renunciar, passando o Governo ao Sr. Nilo Coelho.
S. Exª realmente persegue os Municípios baianos e, quando não encontra nada, como em vários casos, ele não tem a honestidade de dizer que não encontrou nada de irregular, mas chega lá com a Polícia Federal, com batedores, para intimidar a população. Isso não fica bem no Governo do nosso Lula da Silva, porque não é essa a democracia que o Presidente prega em seus discursos, e muito menos é essa a democracia pregada nesta Casa.
Tenho tido toda a boa vontade com o Governo, mas não posso tolerar a ousadia do Sr. Valdir Pires em responder nota com acusações indiretas. Ele não tem coragem de fazer diretamente, mas vou fazer aqui, diretamente para ele, com requerimento e muitas coisas mais. Isso não é correto. Ele deveria ter procurado saber sobre Waldomiro e outras coisas mais que se passam no Governo, que ele desconheceu propositadamente, pensando que assim poderia agradar o Governo.