09/12/2025 189ª - Sessão Deliberativa Ordinária - Plenário do Senado Federal Encerrada
Início da Sessão: 14:05 Término da Sessão: 19:38
Ordem do Dia
Ordem do Dia
Os eventos apresentados são passíveis de revisão.

Primeira sessão de discussão, em primeiro turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 169, de 2019, do Deputado Capitão Alberto Neto e outros Deputados, que altera o art. 37 da Constituição Federal para permitir a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de qualquer natureza.

Parecer nº 76, de 2025, da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Relator: Senador Zequinha Marinho, favorável à proposta e contrário à Emenda nº 1.

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Encerrada a primeira sessão de discussão, em primeiro turno.

A matéria será incluída em pauta para a continuidade da discussão.

Proposta de Emenda à Constituição nº 48, de 2023, do Senador Dr. Hiran e outros Senadores, que altera o §1º do art. 231 da Constituição Federal para definir marco temporal de demarcação das terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas.

Parecer nº 184, de 2025, de Plenário, Relator: Esperidião Amin, favorável à proposta, com a Emenda nº 1, que apresenta.

Textos:

Resultado:

Objeto da deliberação: Requerimento nº 911, de 2025, de iniciativa de Líderes, que solicita calendário especial para a proposta.
Resultado: Aprovado o requerimento.
Votação nominal:
Sim: 48
Não: 21
Abstenção: 0
Presidente: 1
Total: 70

Ficam prejudicados os Requerimentos nºs 923 e 924, de 2025.

Resultado da matéria: Aprovada a proposta, com a Emenda nº 1, em primeiro turno.
Votação nominal:
Sim: 52
Não: 14
Abstenção: 1
Presidente: 1
Total: 68

Resultado da matéria: Aprovada a proposta, em segundo turno.

Votação nominal:
Sim: 52
Não: 15
Abstenção: 1
Presidente: 1
Total: 69

A matéria vai à Câmara dos Deputados.

Discussão, em turno único, do Projeto de Lei nº 715, de 2023, do Deputado Zé Vitor, que altera as Leis nºs 5.889, de 8 de junho de 1973, e 14.601, de 19 de junho de 2023, a fim de excluir a remuneração decorrente do contrato de safra do cálculo da renda familiar mensal considerada para recebimento de benefícios sociais e de dispor sobre o registro de informações relativas ao contrato de safra no Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

Pareceres nºs:
- 181, de 2025, de Plenário, Relator: Senador Jaime Bagattoli, favorável ao projeto, nos termos da Emenda nº 2 (Substitutivo), que apresenta; e
- 186, de 2025, de Plenário, Relator: Senador Jaime Bagattoli, favorável à Emenda nº 1, nos termos da subemenda do Relator.

(Matéria em regime de urgência, nos termos do Requerimento nº 516, de 2024, da Senadora Rosana Martinelli e outros Senadores, aprovado na Sessão Plenária de 03/12/2025).

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Aprovada a Emenda nº 2 (Substitutivo), com a Emenda nº 1, nos termos da Subemenda.

Fica prejudicado o projeto.

Objeto da deliberação: Parecer nº 187, de 2025-CDIR/PLEN-SF, da Comissão Diretora, com a redação para o turno suplementar.
Resultado: Encerrada a discussão, sem emendas, o Substitutivo é dado como definitivamente adotado, sem votação.

A matéria retorna à Câmara dos Deputados.

Votação, em turno único, do Requerimento nº 921, de 2025, do Senador Eduardo Girão e outros Senadores, que solicita a realização de Sessão Especial destinada a celebrar os 200 anos de nascimento de Dom Pedro II.

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Aprovado o requerimento.

A sessão requerida será agendada pela Secretaria-Geral da Mesa.

Projeto de Lei nº 2.501, de 2022, do Deputado Dr. Zacharias Calil, que altera a Lei nº 13.895, de 30 de outubro de 2019, para estabelecer a inclusão de informações sobre diabetes nos censos demográficos.

Pendente de parecer.
Designado Relator de Plenário o Senador Humberto Costa.

(Pendente de aprovação do Requerimento nº 915, de 2025, que solicita tramitação conjunta com o Projeto de Lei nº 5.868, de 2025).
(Pendente de apreciação do Requerimento nº 917, de 2025, de Líderes, que solicita urgência para a matéria, nos termos dos arts. 336, III, e 338, III, do Regimento Interno do Senado Federal).

Textos:

Resultado:

Resultado da matéria: Apreciação adiada.

Oradores Inscritos

1. Senador Paulo Paim (PT/RS)
2. Senador Eduardo Girão (NOVO)
3. Senador Esperidião Amin (PP/SC)
4. Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB)
5. Senador Laércio Oliveira (PP/SE)
7. Senador Marcio Bittar (PL/AC)
8. Senadora Damares Alves (REPUBLICANOS/DF)
9. Senador Jorge Seif (PL)
10. Senador Zequinha Marinho (PODEMOS/PA)
11. Senador Beto Faro (PT/PA)
12. Senador Izalci Lucas (PL/DF)
13. Senadora Teresa Leitão (PT/PE)
14. Senador Sergio Moro (PL/PR)
15. Senador Lucas Barreto (PSD/AP)
16. Senador Plínio Valério (PSDB/AM)
17. Senador Fernando Dueire (PSD/PE)
18. Senadora Zenaide Maia (PSD/RN)
19. Senador Chico Rodrigues (PSB/RR)
20. Senador Alan Rick (REPUBLICANOS/AC)

Legenda:
  • Discursando
  • Já discursou
  • Próximo
  • Abc Inscrição cancelada
  • (Sem ícone) Não discursou