Data do Pronunciamento Tipo do Pronunciamento Casa Partido/UF Resumo do Pronunciamento
17/12/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR RENUNCIA AO MANDATO DE SENADOR PARA SER DIPLOMADO, NO PROXIMO DIA 19, GOVERNADOR DO PARANA.
26/11/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR NECESSIDADE DE ESCLARCIMENTOS DA TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE LEI DE INICIATIVA DO SENADOR RAMEZ TEBET, QUE ISENTA DA COBRANÇA DO ICMS, OS PRODUTOS DA CESTA BASICA, TENDO EM VISTA A REJEIÇÃO, NA CCJ, DE OUTRO PROJETO DE IDENTICO TEOR, POREM DA AUTORIA DE S.EXA.
31/10/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR Considerações sobre o papel do PMDB nas eleições estaduais e presidencial.
07/08/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR Antecipação, pelo Senador Álvaro Dias, de resultado de pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope para o governo do Paraná.
19/06/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR RETIFICAÇÃO A AFIRMAÇÃO DO SENADOR IRIS REZENDE, PRONUNCIADA NA SESSÃO DE ONTEM, A RESPEITO DO PEDIDO DE S.EXA. PARA A SUSPENSÃO DA CONVENÇÃO DO PMDB NO TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL.
17/06/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR Comentários sobre a reportagem do jornal Correio Braziliense, a respeito da suposta interferência do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Nelson Jobim, contra a liminar que impedia a realização da Convenção Nacional do PMDB, por não constar a chapa de S.Exa. na cédula de votação para escolha do candidato do partido à presidência da República. Considerações sobre o registro de sua candidatura para disputar a presidência da República pelo PMDB.
14/06/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR Defesa de uma candidatura própria do PMDB à presidência da República. Críticas ao governo federal por ingerência nas decisões internas do PMDB.
13/06/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR Considerações a respeito de matéria publicada pelo jornal O Globo, sobre processo aberto contra S.Exa. pelo Supremo Tribunal Federal por crime eleitoral. Anúncio do lançamento da pré-candidatura de S.Exa. à presidência da República, na convenção nacional do PMDB a realizar-se no próximo sábado.
03/06/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR Homenagem de pesar pelo falecimento do político João Amazonas, ocorrido semana passada.
31/05/2002 Discurso Senado Federal PMDB/PR Estranheza com as palavras da jornalista Ana Paula Padrão, veiculadas pelo Jornal da Globo, a respeito da condição de oposição ao Governo atribuída a S.Exa. Apresentação de requerimento à Mesa para que o projeto de lei que extingue o bingo no Brasil seja apreciado pelo Plenário. Análise da política externa brasileira, defendendo a avaliação de Luiz Inácio Lula da Silva sobre a questão comercial e o protecionismo norte-americano e europeu.