Data do Pronunciamento Tipo do Pronunciamento Casa Partido/UF Resumo do Pronunciamento
16/12/2009 Discurso Senado Federal PT/RS Registro de movimento ocorrido hoje no Rio de Janeiro, quando foram colocadas milhares de cruzes simbolizando os que já faleceram e estavam na expectativa de uma solução definitiva para os aposentados e pensionistas do Fundo Aerus. Expectativa pela aprovação hoje da PEC 54, de 2009, que fixa o piso salarial dos agentes comunitários de saúde. Elogios à Loja Maçônica do Rio Grande do Sul, pelo lançamento da campanha "Novo Pacto Federativo". Cumprimentos à Comissão de Assuntos Econômicos pela aprovação hoje, por unanimidade, de empréstimos para Santa Maria e para o Rio Grande do Sul.
15/12/2009 Discurso Senado Federal PT/RS Comemoração do bicentenário de nascimento de Louis Braille, inventor do Sistema Braille de leitura e escrita para cegos.
14/12/2009 Discurso Senado Federal PT/RS Cumprimentos ao Senador Mão Santa por prêmio recebido ontem em São Paulo. Registro da V Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência, que inicia amanhã, no Senado Federal. Balanço da atividade parlamentar de S.Exa. durante o ano de 2009.
11/12/2009 Fala da Presidência Senado Federal PT/RS Informa o recebimento no seu gabinete de representantes da Vale do Rio Doce e, na Comissão de Direitos Humanos, de representantes dos trabalhadores canadenses, líderes sindicais e uma deputada do Canadá, além de sindicalistas da Vale e do deputado José Otávio Germano, com o objetivo de construir uma negociação para acabar com a greve dos trabalhadores do Canadá.
11/12/2009 Discurso Senado Federal PT/RS Questionamento sobre o fato de a Câmara dos Deputados ter aprovado aumento para seus servidores, mas não aprova aumento de 5% para aposentados e pensionistas. Apelo em favor da aprovação dos projetos de interesse dos aposentados, pelo fim do fator previdenciário e o reajuste acima da inflação. Importância do Fórum Itinerante e Paralelo dos Movimentos das Mulheres sobre a Previdência Social, demonstrando as desigualdades vividas pelas mulheres no mundo do trabalho. Informações sobre a Política Nacional de Saúde do Homem, relatando diversas outras ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde em prol da população. Realização da primeira Conferência Nacional de Saúde Ambiental - CNSA, de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. Apelo em favor da aprovação do PLS 209/2005, que trata dos crimes de corrupção. Voto de congratulações à Ministra Dilma Rousseff, pelo transcurso do seu aniversário no próximo dia 14 de dezembro.
10/12/2009 Discurso Senado Federal PT/RS Reflexões acerca do Dia Internacional dos Direitos Humanos. Apelo para que seja votado matéria sobre os aposentados e pensionistas na Câmara dos Deputados. Registro da escalada da violência no País.
09/12/2009 Discurso Senado Federal PT/RS Expectativa da votação, hoje do PL 248 que trata da contribuição assistencial. Frustração com os retrocessos na tramitação do Estatuto da Igualdade Racial.
09/12/2009 Discurso Senado Federal PT/RS Apelo em favor da apreciação do Estatuto da Igualdade Racial na forma como veio da Câmara dos Deputados. Agradecimento aos colegas Senadores pela aprovação de projetos de autoria de S.Exa., destacando o que trata do vale-transporte para os trabalhadores. Expectativa com a derrubada do fator previdenciário, na Câmara dos Deputados, o que beneficiará aposentados e pensionistas.
07/12/2009 Discurso Senado Federal PT/RS Agenda cumprida por S.Exa. no último fim de semana, no Rio Grande do Sul e no Estado de São Paulo, sublinhando a luta em favor dos idosos, dos aposentados e pensionistas, e pela queda do fator previdenciário.
02/12/2009 Discurso Senado Federal PT/RS Lamento e solidariedade pelo incêndio ocorrido ontem em Canoas, onde morreu o menino Lucas, de quatro anos de idade. Solidariedade e aplausos à Universidade do Rio Grande do Sul pelo transcurso dos seus 75 anos de existência. Homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro. Agradecimentos ao Presidente em exercício, José Alencar pela sanção do projeto de autoria de S.Exa., que institui o dia 27 de outubro como o Dia Nacional pelos Direitos das Pessoas com Anemia Falciforme.