Data do Pronunciamento Tipo do Pronunciamento Casa Partido/UF Resumo do Pronunciamento
14/11/2002 Discurso Senado Federal PT/SP Satisfação com a decisão do Iraque em permitir que a Comissão Especial da ONU vistorie se existe arma de destruição em massa naquele país. Leitura de carta sua enviada ao Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva alertando o novo governo sobre a necessidade de implantação de políticas complementares de combate à fome.
12/11/2002 Discurso Senado Federal PT/SP Aplausos ao acordo assinado pelos Ministros do Mercosul na decima segunda reunião realizada em Salvador, que concede livre trânsito de cidadão, concede direitos civis e trabalhistas no âmbito dos países participantes. (como Líder)
15/10/2002 Discurso Senado Federal PT/SP Transcrição de carta de congratulação endereçada ao ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Jimmy Carter, pelo recebimento do Prêmio Nobel da Paz 2002.
09/10/2002 Discurso Senado Federal PT/SP Importância das manifestações de apoio à candidatura de Lula à Presidência da República. Defesa dos esforços diplomáticos para evitar a guerra dos Estados Unidos contra o Iraque.
08/10/2002 Discurso Senado Federal PT/SP Análise do excelente desempenho do Partido dos Trabalhadores no pleito do último domingo, destacando a vitória de Lula no primeiro turno e o aumento da bancada do partido no Congresso Nacional. Apelo para um entendimento das emissoras de televisão visando a realização de um debate único entre os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições presidenciais.
10/09/2002 Discurso Senado Federal PT/SP HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO CARDEAL DOM LUCAS MOREIRA NEVES, NO DIA 8 DE SETEMBRO, EM ROMA.
10/09/2002 Discurso Senado Federal PT/SP Homenagens a Toninho do PT, assassinado há um ano, e ao centenário de Juscelino Kubitschek.
05/09/2002 Discurso Senado Federal PT/SP Satisfação com o apoio do Senador Mauro Miranda ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva. Comentários sobre assuntos internacionais e a importância do plebiscito que apura a posição favorável ou não dos brasileiros em relação à ALCA. Apelo à paz mundial.
04/09/2002 Discurso Senado Federal PT/SP QUESTIONAMENTO DA POSIÇÃO ADOTADA PELO SENADOR BELLO PARGA, ACERCA DO CANCELAMENTO DE REUNIÃO DELIBERATIVA DA COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONOMICOS.
04/09/2002 Discurso Senado Federal PT/SP Satisfação com a decisão do TSE que assegura o registro da candidatura à reeleição do Governador do Acre, Jorge Viana, do PT. Transcrição de documento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior entregue aos candidatos à Presidência da República. Irregularidade da convocação de reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, feita na sessão do dia 28 de agosto, sem conhecimento prévio do Bloco de Oposição. Discordância do posicionamento da CCJ diante de solicitação para que aquela sessão seja anulada.