Data do Pronunciamento Tipo do Pronunciamento Casa Partido/UF Resumo do Pronunciamento
16/12/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Considerações sobre a punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Coritiba pelos fatos ocorridos no jogo de futebol entre o Coritiba e o Fluminense, quando vândalos invadiram o campo. Questionamento sobre a localização do STJD no Rio de Janeiro. (como Líder)
08/12/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Comentários sobre os incidentes registrados entre as torcidas do Coritiba e do Fluminense, no último domingo, no Estádio Couto Pereira. Defesa da capacidade do Estado do Paraná de sediar jogos da Copa do Mundo. (como Líder)
02/12/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Registro de visita realizada por S.Exa. a diversos projetos na cidade de Toledo, no Paraná, com destaque para o Centro de Convivência da Terceira Idade, como um modelo que pode ser transformado num projeto estadual.
25/11/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Registro de correspondência encaminhada a S.Exa. pelo Governador Roberto Requião, solicitando apoio ao Ministério da Educação em favor da educação para o Estado do Paraná.
24/11/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Relato sobre as dificuldades enfrentadas por pequenos agricultores, entre as quais a falta de preço mínimo para os produtos agrícolas. Qualidade do ensino oferecida pelo município de Chopinzinho, no Paraná, no qual os alunos do ensino fundamental estudam em tempo integral, os do ensino médio fazem cursos pré-vestibular custeados pela prefeitura, e as escolas rurais do município possuem computadores. (como Líder)
18/11/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Relato das atividades de uma professora "D. Isolina" que ministra aulas em uma ilha no litoral do Paraná para três crianças. Exposição de visitas feitas por S.Exa. a diversos municípios paranaenses e as necessidades e demandas das comunidades visitadas.
17/11/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Preocupação com carta recebida do Bispo de Umuarama, no Paraná, relatando a gravidade da situação local, e alerta sobre a possibilidade de um grande conflito, por uma questão inaceitável imposta pela FUNAI, que pretende desalojar cerca de mil proprietários rurais, para entrega das terras aos índios Xetás. (como Líder)
11/11/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Apelo às lideranças da Casa para que seja ultimada a apreciação, ainda este ano, da Proposta de Emenda à Constituição 41, de 2008, já apreciada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que institui piso salarial nacional para os servidores policiais, ressaltando sua importância para a melhoria da segurança pública.
10/11/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Relato de viagem de S.Exa. pelo interior do Paraná. Apelo em favor da inclusão na pauta da PEC 50, de interesse dos municípios. Defesa da realização de obras de infraestrutura no Paraná. (como Líder)
27/10/2009 Discurso Senado Federal PDT/PR Referência à medida tomada pelo Governo de aumentar de 2 para 5 por cento a mistura do biodiesel no diesel brasileiro e considerações sobre a necessidade aumentar ainda mais este percentual de mistura, para transformar o Brasil no maior produtor de biodiesel.